O Scribbled Angelfish (Chaetodontoplus duboulayi) é um peixe bastante famoso por suas incríveis cores e padrões marcantes, além de ser ideal para aquaristas que já possuem uma boa experiência no hobby.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Scribbled Angelfish. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Scribbled Angelfish
Nome: Scribbled Angelfish, Duboulay’s Angelfish;
Nome Científico: Chaetodontoplus duboulayi (Günther, 1867)
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico Ocidental;
Comprimento: Até 25 cm;
Expectativa de Vida: Até 12 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.8 – 8.4;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Scribbled Angelfish é encontrado no oceano Indo-Pacífico Ocidental, indo da Austrália Ocidental, passando pelo sul da Ilha Lord Howe e Nova Guiné, indo até as Ilhas Aru da Indonésia.
A espécie habita recifes costeiros rasos, com áreas sobre fundos rochosos ou arenosos e com muito pouco crescimento de corais. Além disso, o Scribbled gosta de águas mais turvas e vive em profundidades que variam entre 1 e 20 metros.
Na natureza, ele costuma viver sozinho e ocasionalmente em pares ou pequenos grupos, normalmente se alimentando de tunicados e esponjas.
Aparência
O Scribbled Angelfish é um peixe achatado, alongado e de corpo profundo. Ele possui barbatanas dorsais e anais contínuas arredondadas que se estendem ao longo do comprimento do corpo, e uma barbatana caudal arredondada. A espécie pode crescer até os 25 centímetros de comprimento e viver 12 anos com os devidos cuidados.
Esses peixes possuem padrões distintos do tipo rabiscado em um corpo azul brilhante, dependendo do sexo. As barbatanas dorsais e anais longas e largas possuem rabiscos com tons azulados, às vezes de coloração avermelhada. Os peixes mais jovens possuem marrom claro sob os riscos azuis brilhantes dessas nadadeiras, enquanto as fêmeas possuem tons mais escuros e os machos uma aparência azulada mais proeminente.
O rosto amarelo é seguido por uma larga faixa vertical que percorre a área dos olhos. Essa faixa, que é um pouco mais larga nessa região, é marrom nos juvenis, azul brilhante nos machos e preta nas fêmeas. A faixa no rosto é conectada na parte superior com uma outra faixa amarela mais fina e horizontal que se estende ao longo da parte superior do corpo, sob a nadadeira dorsal, e depois se conecta à nadadeira caudal amarela.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Scribbled Angelfish se alimenta de esponjas e tunicados, mas também mordisca macroalgas e pólipos de corais.
Em um aquário, você deve fornecer uma dieta variada para esse peixe. No entanto, no começo pode ser difícil fazer com que ele aceite diferentes tipos de alimentos. Por isso, para incentivá-lo a comer, comece com mexilhões, camarões mysis ou artêmias.
Os peixes mais jovens aceitam rações em flocos, preparações com esponjas e algas, além de camarões congelados. Você também pode adicionar folhas de espinafre cozidas no vapor. Rações enriquecidas com spirulina e Nori são outras boas fontes de alimento.
Procure alimentar o Scribbled Angelfish pelo menos duas ou três vezes por dia.
Temperamento / Comportamento
O Scribbled Angelfish é considerado um peixe pouco agressivo e pode viver tranquilamente em aquários comunitários. Embora seja tímido no início, ele se tornará mais ousado à medida que vai se aclimatando ao ambiente.
Os peixes adultos são muito mais agressivos do que os juvenis. Um casal, por exemplo, pode viver bem em um aquário grande, desde que seja adicionado ao mesmo tempo. Os peixes mais jovens, por outro lado, devem ser mantidos sozinhos.
Em um aquário, o Scribbled nada por todas as regiões e prefere ambientes com águas agitadas e turbulentas.
Compatibilidade
Os principais companheiros de aquário para o Scribbled Angelfish incluem espécies pacíficas e não agressivas, como cardinais, gobies, damselfish, fairy basslets, wrasse e etc. Peixes muito territoriais, como Dottybacks não são boas opções.
Além disso, essa espécie não é considerada 100% segura para aquários com recifes de corais, embora possa viver em recifes específicos. Normalmente, o Scribbled morde corais, mas há espécies de corais moles que eles deixam em paz. Os gêneros Cladiella, Lemnalia, Lobophytum e Sinularia são boas opções.
Geralmente os invertebrados são deixados em paz também, exceto moluscos tridacnídeos e vermes tubulares. Caramujos, camarões e caranguejos podem conviver tranquilamente, embora você deva ficar de olhos abertos para possíveis ataques.
Dimorfismo Sexual
Todo Scribbled Angelfish nasce fêmea e se transforma em macho de acordo com a necessidade do ambiente. Os machos possuem tons azuis mais brilhantes e corpos alongados, e não apresentam interrupção da faixa amarelada que vai da região da frente até a barbatana caudal.
O padrão azul escuro nas laterais das fêmeas consiste em mais pontos, traços e rabiscos aleatórios, junto com outros pontos pretos na base da barbatana caudal, que interrompe a linha amarela contínua ao longo de suas costas.
Acasalamento / Reprodução
Não há relatos de reprodução do Scribbled Angelfish em cativeiro, embora o peixe consiga desovar livremente. A espécie foi observada acasalando em cativeiro na década de 90. O processo ocorre de forma semelhante ao comportamento de desova visto na natureza.
O macho nada ao redor da fêmea rapidamente enquanto vai se inclinando para o lado. A fêmea vai nadando em direção à superfície com todas as nadadeiras abertas e eretas, apenas com as nadadeiras dorsal e anal liberadas. Então, o macho acaricia a barriga da fêmea para induzir a liberação dos ovos.
Assim que o casal atinge a superfície, nadam juntos e liberam seus gametas, com as fêmeas liberando entre 5.000 a 33.000 ovos de uma só vez. Após a desova, os dois nadam até o fundo, onde o macho persegue a fêmea.
A eclosão dos ovos ocorre cerca de 24 horas depois e as larvas terão entre 2,4 – 2,6 milímetros de comprimento.
Configuração do aquário
O aquário para um Scribbled Angelfish jovem precisa ter no mínimo 220 litros. No entanto, para um peixe adulto, o ideal é ter cerca de 378 litros.
Você pode adicionar um casal da espécie em um aquário com cerca de 470 litros, mas procure adicioná-los ao mesmo tempo.
O aquário precisa estar bem estabilizado e com um bom crescimento de algas nas rochas vivas. Este peixe precisa de muito espaço aberto para nadar livremente quando adulto, e também vários esconderijos para os mais jovens se esconderem quando se sentirem ameaçados.
Na natureza, o Scribbled Angelfish prefere viver em águas agitadas, portanto, não esqueça de fornecer uma boa agitação. Além disso, ter pelo menos uma área específica do aquário com uma iluminação forte para induzir o crescimento de algas é uma boa forma de fornecer uma fonte natural de alimento.
Referências Bibliográficas
Randall, JE, GR Allen e RC Steene , 1990. Peixes da Grande Barreira de Coral e Mar de Coral. University of Hawaii Press, Honolulu, Havaí. 506 pág. (Ref. 2334);
Helmut Debelius, Rudie H. Kuiter, World Atlas of Marine Fishes, Hollywood Import & Export, Inc., 2006;
Dr. Warren E. Burgess, Dr. Herbert R. Axelrod, Raymond E. Hunziker III, Dr. Burgess’s Atlas of Marine Aquarium Fishes, T.F.H Publications inc., 1990;
Bob Goemans, Chaetodontoplus duboulayi, Aquarium Library, Saltcorner.com;