O Six Bar Angelfish (Pomacanthus sexstriatus) é um lindo peixe de água salgada que pode medir até 46 centímetros de comprimento. Em cativeiro, essa espécie costuma ficar um pouco menor, algo em torno de 30 centímetros, mas ainda assim irá precisar de um aquário bem grande para viver.
A coloração desses peixes varia de acordo com a idade deles. Os mais jovens possuem o corpo praticamente todo preto, mas com algumas listras finas que passam em suas cabeças. Os adultos, por sua vez, possuem a coloração mais clara, sendo a cabeça preta com uma faixa branca vertical que atravessa os olhos. No flanco, por exemplo, é possível ver cinco listras verticais escuras e diversos pontinhos visíveis entre essas listras. A sexta faixa, que dá o nome ao peixe, costuma ser a faixa branca que atravessa o olho do animal.
O Six Bar Angelfish habita as regiões do Oceano Índico e Pacífico. Eles costumam viver em áreas onde há muitos corais e água extremamente limpa à profundidades que podem chegar aos 60 metros.
Vídeo
Ficha Técnica
Nome: Six Bar Angelfish, Sixbar Angelfish, Syxbanded Angelfish
Nome Científico: Pomacanthus sexstriatus (Cuvier, 1831)
Família: Pomacanthidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Ilhas Ryukyu à Malásia, Indonésia às Ilhas Salomão); sul da Austrália;
Comprimento: até 46 cm
Expectativa de Vida: Até 21 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. O Six Bar Angelfish irá aceitar uma variedade enorme de alimentos, incluindo rações ricas em spirulina, Nori, pequenos invertebrados como Krill, camarões mysis, artêmias, assim como também caranguejos e esponjas.
Quando ainda são jovens, você consegue mantê-los em aquários com recifes. No entanto, a medida que crescem, esses animais podem mordiscar corais moles e duros. Além disso, os peixes mais novos devem comer várias vezes ao dia.
Temperamento / Comportamento: O Six Bar Angelfish é um peixe bastante curioso. Ele é capaz de grunhir quando se sente ameaçado.
Nos aquários, eles costumam ser animais semi-agressivos e geralmente vivem sozinhos, mas podem ser encontrados em pares. Quando eles formam casais, costumam passar a vida toda juntos.
Os peixes mais jovens são bem diferentes dos adultos, já que possuem cores azul escuro e preto realçados por linhas azuis claras e brancas. A mudança de cores, no entanto, começa a ocorrer quando atingem cerca de 8 – 15 centímetros de comprimento.
Veja também:
Compatibilidade: Como esses animais são semi-agressivos, você deve evitar quaisquer outras espécies que possuam o mesmo tamanho ou outros da família Pomacanthidae, por exemplo. De preferência, escolha companheiros de aquário que possuam tamanho diferente na hora da compra.
Como já mencionamos antes, você pode mantê-lo sozinho ou em pares. Na verdade, você terá mais sucesso se começar com dois peixes jovens, pois como eles são hermafroditas, um deles se tornará o macho no futuro.
Reprodução / Acasalamento: É muito difícil distinguir o macho da fêmea dessa espécie, já que são hermafroditas. Além disso, não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro.
Sabe-se, no entanto, que eles costumam espalhar seus óvulos e espermatozoides em direção ao topo da coluna d´água ou à superfície ao anoitecer. Os ovos fertilizados então flutuam com a corrente e, eventualmente, se acomodam no fundo.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 800 litros para um único exemplar, pois o Six Bar Angelfish é considerado um peixe bastante grande.
O ambiente ideal para eles deve conter muitos esconderijos, assim como também grandes quantidades de rochas vivas e uma excelente filtragem.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)