O Spotfin Hogfish (Bodianus pulchellus) é um peixe relativamente agressivo por natureza e pode custar caro. Eles podem conviver com outros peixes, mas evite colocá-los com outros machos da mesma espécie.
Esses animais precisam de bastante espaço para nadar e esconderijos para se proteger, então um aquário com no mínimo 400 litros é o ideal para a espécie.
O Spotfin Hogfish é ideal para quem está iniciando nos aquários marinhos grandes, pois sua agressividade só é percebida quando está na presença de outros machos, por isso, na maioria das vezes, são dóceis com outros peixes e invertebrados.
Na natureza, esses animais se alimentam de pequenos peixes, mariscos e caranguejos, mas além de oferecer rações específicas, procure complementar com alimentos vivos.
Ficha Técnica
Nome: Spotfin Hogfish, bodião arara
Nome Científico: Bodianus pulchellus (Poey, 1860)
Família: Labridae
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental
Comprimento: 28,5 cm
Expectativa de Vida: Cerca de 5 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil, mas fique atento ao tamanho do aquário, pois eles são peixes que precisam de bastante espaço para nadar.
Alimentação: O Spotfin hogfish se alimenta basicamente de crustáceos, moluscos e pequenos peixes, entretanto, nos aquários, procure fornecer camarão mysis, artêmias e outros tipos de alimentos carnudos.
Eles adoram mexer no substrato e procurar por comida no aquário, portanto, podem deixar a água turva já que irão mexer nela com bastante frequência. Durante a alimentação, fique atento com outros peixes, pois eles podem imtimidá-los.
Temperamento / Comportamento: Na questão do comportamento, essa espécie costuma ser dócil, em outras palavras, se dá bem com a maioria dos peixes do aquário, exceto moluscos.
Além disso, eles gostam de nadar por todos os espaços disponíveis, mas em determinados momentos, podem ficar escondidos em cavernas por longos períodos.
Veja também:
Compatibilidade: O Spotfin hogfish pode conviver com outros peixes, invertebrados e corais no aquário, mas o aquarista precisa ficar atento em não colocá-los com machos da mesma espécie, peixes menores e moluscos.
Caso queira adicionar mais de um macho no aquário, procure colocá-los todos de uma única vez, assim acaba evitando agressão entre eles.
Reprodução / Acasalamento: Sabe-se que essa espécie é hermafrodita, mas não há relatos sobre a reprodução em cativeiro.
Todos dessa espécie nascem fêmeas, por isso, quando há a necessidade de um macho, uma das fêmeas muda de sexo e assume esse papel.
Tamanho do aquário: O aquário para um único exemplar dessa espécie precisa ter no mínimo 400 litros e, além disso, precisa ter bastante espaço para que o peixe possa nadar. Procure adicionar rochas vivas e crie cavernas para que ele possa se esconder.
Referências Bibliográficas
Gomon, M.F., 2006. A revision of the labrid fish genus Bodianus with descriptions of eight new species. Rec. Aust. Mus. Suppl. 30:1-133. (Ref. 75973)