O Blue Tang ou Dory, como é popularmente conhecida a espécie Paracanthurus hepatus, é um peixe moderadamente resistente caso seja fornecido os devidos cuidados.
Essa espécie é um pouco difícil de cuidar, no entanto, um aquarista experiente pode ter sucesso em sua criação. Muitas vezes, eles ficam com medo de sair de esconderijos para se alimentar, podendo pegar doenças devido à fragilidade na saúde.
Além disso, o tamanho do aquário é muito importante, assim como também a filtragem adequada, pois eles gostam de nadar por todos os cantos e não gostam de espaços pequenos.
O Blue Tang é um peixe que pode viver tranquilamente em aquários com recifes de corais, já que não se interessam por eles.
Ficha Técnica
Nome: Blue Tang, Dory
Nome Científico: Paracanthurus hepatus (Linnaeus, 1766)
Família: Acanthuridae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico da África Oriental, Ilhas Mascarenhas à Kiribati, depois do norte ao sul do Japão na parte sul da Grande Barreira de Corais, Nova Caledônia e Samoa.
Comprimento: Até 31 cm
Expectativa de Vida: Até 45 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado / Difícil.
Alimentação: O Blue Tang é um planctonófago ou, pra ser mais simples, onívoro, uma vez que eles se alimentam de algas. Na natureza, sua dieta é composta por fitoplâncton e algas e, portanto, todas as vitaminas que necessitam, eles encontram nesse tipo de alimento.
Nos aquários, aceitam algas marinhas, como o Nori, mas também camarões frescos picados ou congelados, além de artêmias, mysis e qualquer outro alimento à base de vegetal.
Temperamento / Comportamento: O Blue Tang é um dos cirurgiões mais difíceis de cuidar mas também um dos mais pacíficos, no entanto, um aquarista pode ter sucesso ao criá-los, caso forneça todos os requisitos que necessitam.
Eles são nadadores rápidos, portanto, precisam de bastante espaço para nadar e cavernas ou fendas para que possam se esconder quando se sentirem ameaçados. A espécie é conhecida por ser uma das mais pacíficas do gênero, mas pode se tornar vítima de outros cirurgiões ou peixes maiores e agressivos. Quando jovens, podem viver tranquilamente em um mesmo aquário, mas quando atingem a fase adulta, o ideal é vivam sozinhos.
Veja também:
Compatibilidade: Como já mencionamos antes, a Dory é um dos peixes mais pacíficos para se colocar em um aquário. Por isso, ela pode coexistir com inúmeras outras espécies de cirurgiões, desde que o aquário seja grande o bastante para todos eles.
Além disso, eles podem viver tranquilamente com outros peixes e invertebrados no aquário, mas caso se sinta ameaçado, pode até mesmo se fingir de morto, causando um mini infarto no dono.
Reprodução / Acasalamento: Não há relatos sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro.
Tamanho do aquário: O Blue Tang é um animal bastante exigente quando o assunto é o tamanho do aquário, já que necessitam viver em um local com no mínimo 680 litros.
Fora isso, o aquário precisa ser estabilizado e possuir muitas rochas vivas para que os mais jovens possam se esconder à medida que crescem, além de fendas pra dormirem à noite.
Como eles são peixes que vivem em locais com águas agitadas, o aquário precisa ter uma excelente filtragem com a utilização de um skimmer, para que possa manter uma água de boa qualidade e bem oxigenada.
Referências Bibliográficas
Myers, RF , 1991. Peixes de recife da Micronésia. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602 )