O Tang Chevron (Ctenochaetus hawaiiensis) é uma espécie extremamente linda para se manter em aquários marinhos, embora seja considerado um animal um tanto quanto exigente em relação aos cuidados. Esse peixe precisa de parâmetros de água estáveis, filtragem potente e pequenas trocas parciais de água regulares para se manter saudável.
Na natureza, o Tang Chevron pode ser encontrado na região central do Oceano Pacífico, mais especificamente nas ilhas havaianas. Os adultos da espécie preferem habitar águas rasas e altamente oxigenadas em áreas com recifes de corais, onde buscam sua fonte de alimento em cavernas e fendas. Os peixes mais jovens são frequentemente encontrados em recifes mais profundos. Além disso, eles podem ser vistos em profundidades que variam entre 5 e 40 metros, alimentando-se de detritos, diatomáceas e algas verdes.
Em relação as cores, o Tang Chevron é um animal extremamente bonito. Os mais jovens, por exemplo, possuem o corpo e a cabeça alaranjados com linhas azuis brilhantes. Os adultos, por sua vez, possuem uma coloração avermelhada escura em geral com linhas finas verde-azuladas escuras.
Continue lendo o artigo para conhecer algumas outras características do Tang Chevron.
Ficha Técnica
Nome: Tang Chevron, Chevron Tang, Hawaiian Bristletooth, Black Surgeon, Hawaiian Surgeonfish;
Nome Científico: Ctenochaetus hawaiiensis (Randall, 1955);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico (Ilhas Havaianas);
Comprimento: Até 27,94 cm;
Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 10;
Temperatura: Manter entre 22,2 – 25,6°C;
Características
Alimentação
Embora o Tang Chevron seja considerado um animal herbívoro, na natureza ele se alimenta de detritos, incluindo dinoflagelados (protozoários marinhos diminutos), diatomáceas (algas unicelulares), bem como inúmeros outros tipos de materiais orgânicos.
Em um aquário, sua dieta deve ser composta de algas. No entanto, essa fonte alimentar não será suficiente para mantê-lo saudável, portanto, também deve ser oferecido alguns alimentos complementares.
A maior parte de sua ingestão será de matéria vegetal, mas ele também precisará de algumas fontes de proteínas. Por isso, você deve fornecer algas marinhas como, por exemplo, o Nori, artêmias congeladas, camarões mysis e rações em flocos.
Procure alimentar o Tang Chevron no mínimo 3 vezes por dia com pequenas quantidades de alimento. Como ele adora pastar e se alimentar de algas, ele manterá a qualidade da água alta por um período mais longo.
Abaixo, confira algumas excelentes rações disponíveis para esses peixes:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tang Chevron é considerado um dos peixes mais pacíficos de sua extensa família. Seu comportamento o torna uma excelente opção para aquários comunitários.
É interessante notar que você deve manter apenas um único exemplar dessa espécie no aquário, já que os machos podem brigar entre eles. Na natureza, por exemplo, os peixes adultos podem até ser vistos em pares; no entanto, como é quase impossível sexá-los, é melhor mantê-los sozinhos, a menos que você já saiba que eles são um casal comprovado.
Em um aquário, o Tang Chevron passará a maior parte do tempo pastando, catando tudo aquilo que encontra entre as rochas e o substrato. Além disso, ele é considerado muito seguro para ambientes com recifes de corais e pode ser adicionado em um aquário com diversas outras espécies de peixes.
Compatibilidade
O Tang Chevron é um peixe que pode ser mantido com outros de sua família, embora haja a necessidade do aquário ter muitas áreas abertas para que todos eles possam nadar livremente. Eu não recomendo que você adicione esse peixe com espécies menores ou invertebrados lentos, como estrelas-do-mar e ouriços.
Alguns bons companheiros de aquário para o Tang Chevron incluem, por exemplo, Donzelas, Gobbies e Blennies.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas são menores do que os machos quando adultas, no entanto, no início, elas costumam crescer muito mais rápido do que eles.
Acasalamento / Reprodução
Há alguns relatos de desova desses peixes em grandes aquários públicos, embora também já tenha tido alguns em ambientes domésticos, mas não haja informações sobre o processo utilizado e nem como criar os filhotes.
Na natureza, o Tang Chevron desova em pares.
Configuração do aquário
Para manter um único exemplar do Tang Chevron você precisará de um aquário com no mínimo 600 litros. Lembre-se que esse peixe precisa de muito espaço para nadar e um ambiente repleto de rochas vivas e corais.
Procure caprichar na filtragem, criando um ambiente rico em oxigênio.
Em relação a iluminação, adicione uma luminária potente que possa ajudar no crescimento de algas, já que esses peixes adoram pastar pelo aquário em busca delas.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E and K.D. Clements, 2001. Second revision of the surgeonfish genus Ctenochaetus (Perciformes: Acanthuridae), with descriptions of two new species. Indo-Pac. Fish. (32):33 p. (Ref. 42056);
Hawaii Division of Aquatic Resources
By Langston, Longenecker, and Claisse
Reproduction, growth, and mortality of kole, Ctenochaetus strigosus;