O Tang Dussumieri (Acanthurus dussumieri) é um excelente peixe para aquários com recifes de corais. A espécie é considerada bastante pacífica e passa boa parte do tempo pastando algas em meio as rochas vivas e corais.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Tang Dussumieri. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Tang Dussumieri
Nome: Tang Dussumieri, Cirurgião-Dussumieri, Eyestripe Surgeonfish, Pencilled Surgeonfish, Ornate Surgeonfish;
Nome Científico: Acanthurus dussumieri (Valenciennes, 1835);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico Ocidental (Da África Oriental às Ilhas Havaianas e Line, sul do Japão Até Rowley Shoals e ao sul da Grande Barreira de Corais);
Comprimento: Até 54 cm (Comum: 35 cm);
Expectativa de Vida: Até 28 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Tang Dussumieri habita as águas do Indo-Pacífico Ocidental, indo da África Oriental às Ilhas Havaianas e Line; sul do Japão até Rowley Shoals e também no sul da Grande Barreira de Corais e na Ilha de Rowley.
A espécie desfruta de recifes claros, áreas costeiras e lagoas com profundidades que podem variar de 4 a 131 metros. Em seu habitat natural, os adultos geralmente são vistos sozinhos em recifes externos em águas com profundidades superiores a 10 metros, embora ocasionalmente sejam vistos em pequenos grupos em recifes rasos e lagos de fundos arenosos.
Os peixes jovens são mais cautelosos, escondendo-se em fendas entre rochas e escombros, mas logo a necessidade de alimentação os atrai para pequenos grupos mistos. Esses grupos são formados por outras espécies de Tangs que se alimentarão no fundo e vagarão pelas bordas dos recifes rasos. Com o passar do tempo, os peixes maiores começam a se unir a outros de sua própria espécie.
Aparência
O Tang Dussumieri varia bastante de cor, dependendo da localidade onde é encontrado. Seu corpo pode variar de uma cor acinzentada a uma variedade havaiana que possui um amarelo nas bordas com reflexos roxos. Além disso, ele possui finas linhas onduladas na face e nas guelras, e uma faixa laranja sobre os olhos.
Uma versão da Grande Barreira de Corais ostenta linhas azuis irregulares e uma cabeça amarelada com mais manchas e linhas azuis. A nadadeira caudal também possui tons azuis com manchas escuras, às vezes com uma área amarela mais clara na base, e têm o formato de lua nos adultos.
De cada lado do pedúnculo caudal há um único espinho ou bisturi, coberto por uma bainha esbranquiçada em uma mancha preta. Os peixes mais jovens geralmente não são tão coloridos quanto os adultos. Eles possuem corpos de cor escura, nadadeiras dorsais amareladas e a base da nadadeira caudal esbranquiçada.
Alimentação
Herbívoro. Na natureza, o Tang Dussumieri se alimenta de algas verdes e marrons, assim como também de diatomáceas e detritos presentes nos substratos arenosos do oceano. Nas espécies examinadas, a dieta consistia basicamente de 81,3% de vegetais, 17,5% de detritos, 1,3% de zooplâncton, incluindo foraminíferos e algumas diatomáceas.
Em um aquário, o Tang Dussumieri deve receber uma dieta rica em matéria vegetal, mas também de alimentos proteicos em pequena quantidade. Portanto, eu recomendo que você forneça rações enriquecidas com spirulina, além de artêmias e camarões mysis. O Nori ou quaisquer outras algas marinhas podem ser adicionadas na dieta do peixe.
Alguns aquaristas também relatam que obtiveram sucesso alimentando o Tang Dussumieri com abobrinha, brócolis, espinafre e alface previamente cozidos ou frescos.
Procure alimentar esse peixe pelo menos três vezes ao dia com pequenas quantidades de alimento.
Abaixo, separei algumas das principais rações para o Tang Dussumieri. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Tang Dussumieri é considerado um peixe relativamente pacífico, embora possa ser agressivo com outros de sua própria espécie. É importante que esse peixe seja o primeiro habitante do aquário, pois assim ele terá tempo para reivindicar locais de pastagem e refúgio.
A espécie é uma excelente adição para aquários com recifes de corais, já que adora se alimentar de algas e ajudará a manter o ambiente livre delas.
No geral, o Tang Dussumieri é um peixe bastante ativo e passará a maior parte do tempo em águas abertas nadando contra a correnteza do aquário. Ele irá procurar refúgio nas decorações apenas durante à noite para descansar.
Compatibilidade
Embora o Tang Dussumieri possa ser agressivo com outros de sua própria espécie, ainda assim pode viver bem com invertebrados e outros peixes de diferente gêneros ou até mesmo com outros Tangs. Por exemplo, um aquário realmente grande pode abrigar um Naso Tang, Yellow Tang e um Hippo Tang sem maiores problemas.
Dimorfismo Sexual
Não há informações relevantes sobre as diferenças entre os machos e as fêmeas da espécie.
Acasalamento / Reprodução
Algumas espécies de peixes cirurgiões desovaram em aquários públicos e houve alguns relatos dispersos de desova em aquários domésticos, mas a criação dos filhotes não foi relatada em nenhum desses casos.
Embora o Tang Dussumieri ainda não tenha sido criado em cativeiro, já foi observado desovando em pares no oceano. O casal sobe até a superfície e libera seus gametas e, em seguida, volta rapidamente para o substrato.
Configuração do aquário
O Tang Dussumieri é um peixe bastante resistente, adaptável a uma ampla variedade de alimentos, além de resistir bem as doenças e pode lidar com uma ampla gama de parâmetros de água. No entanto, ele se sairá muito melhor em um ambiente que forneça consistência, não apenas nas condições e qualidade da água, mas também na decoração e nos seus companheiros de aquário.
Assim como a maioria dos Tangs, o Tang Dussumieri é um peixe ágil e que gosta de nadar em áreas abertas. Portanto, para se sentir confortável, você deverá adicioná-lo em um aquário com no mínimo 570 litros. Além disso, deverá criar muitas cavernas e fendas com rochas vivas e corais para que ele possa se esconder durante à noite.
Na natureza, essa espécie vive em áreas iluminadas pelo sol. Por isso, você pode caprichar na iluminação para que haja um crescimento abundante de algas para que ele possa pastar.
Por fim, em relação a filtragem, o Tang Dussumieri é um peixe exigente e precisa de ambientes com correntezas fortes, pois ele passa a maior parte do tempo nadando nessas áreas.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., 1986. Acanthuridae. p. 811-823. In M.M. Smith and P.C. Heemstra (eds.) Smiths’ sea fishes. Springer-Verlag, Berlin. (Ref. 3145);
Bob Fenner. The Tangs, Surgeons, Doctorfishes, of the Genus Acanthurus Part 1, Part 2 – Wet Web Media – (English);
James W. Fatherree. 2009. Aquarium Fish: Surgeonfishes, A.K.A. the Tangs – Advanced Aquarist – (English);
2013. Kirurgfisk – Saltvandswiki – (Danish);