O Tang Gold (Acanthurus nigricans) é um peixe muito bonito para se ter em um aquário marinho. Eles podem atingir 21,3 cm de comprimento e requerem bastante espaço, porém podem ser mantidos em aquários com recifes de corais.
Encontrado no Oceano Índico Oriental e Pacífico a profundidades de até 70 metros, o Tang Gold adora viver em recifes rochosos e em locais com substratos arenosos e repletos de corais.
Esses peixes são territoriais e solitários, por conta disso, dificilmente formam grupos. Para se ter uma ideia, os peixes mais jovens são sempre encontrados sozinhos, no entanto, os adultos formam relações apenas durante a desova e, nessa época, podem ser encontrados em grupos.
O Tang Gold adora comer algas, por isso o aquário deve estar repleto delas e sua dieta deve ser basicamente de alimentos vegetais.
Ficha Técnica
Nome: Tang Gold
Nome Científico: Acanthurus nigricans (Linnaeus, 1758)
Família: Acanthuridae
Origem da Espécie: Oceanos Índico Oriental e Pacífico.
Comprimento: Pode chegar aos 21,3 cm
Expectativa de Vida: Até 34 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado.
Alimentação: Embora sejam peixes onívoros, a dieta de um Tang Gold é basicamente herbívora. Na natureza, eles se alimentam de algas filamentosas e diatomáceas, mas também adoram se banquetear com pequenos crustáceos.
Em aquários, sua dieta deve ser de alimentos vegetais. Então, forneça muitas algas marinhas, rações preparadas contendo algas e rações em flocos enriquecidas com espirulina. O Tang Gold também aprecia artêmias e camarões mysis.
Contudo, fornecer um bom suplemente vitamínico (incluindo vitamina C), pode ajudar a suprir suas necessidades e ajudar a evitar doenças. Então forneça rações em pellets secas embebidas com vitamínas líquidas.
Quando estão se aclimatando ao novo aquário, podem ter dificuldade para comer. Portanto, o aquário deve possuir um bom cultivo de macroalgas para que possam pastar enquanto ainda não aceitam outros tipos de alimentos.
Temperamento / Comportamento: O Tang Gold pode ser mantido em aquários com recifes de corais e diversos outros peixes, mas da maioria dos peixes cirurgião, eles são uns dos mais agressivos. Por isso, evite colocá-los com outros peixes que possuem formato e dieta parecidas com a dele.
Veja também:
Esses peixes adoram nadar por todos os níveis do aquário, mas precisam de áreas abertas nos níveis superiores para nadar sem obstruções. Além disso, eles não incomodam corais.
Compatibilidade: Essa espécie se dá bem com boa parte dos peixes, embora você deva evitar apenas aquelas que possuem o formato parecido com o dele. O Tang Gold não incomodará gobies, blennies, peixes-palhaço ou qualquer outro peixe pacífico.
Você pode até mesmo colocá-los com invertebrados, no entanto, um copépode ou anfípode pode ser comido aqui ou ali, enquanto ele pasta por entre rochas vivas.
Reprodução / Acasalamento: Ainda não há relatos sobre a reprodução desse peixe em cativeiro, já que para se obter sucesso, o aquário precisa ser gigantesco.
Tamanho do aquário: O aquário para um único exemplar dessa espécie precisa ter no mínimo 470 litros. Além disso, eles costumam sujar bastante a água, então uma boa filtragem e trocas parciais de água precisam ser frequentes.
Adicione muitas rochas vivas ao aquário, pois eles adoram pastar e comer as algas que crescem entre elas.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602)
Animal-World References: Marine and Reef
Acanthurus nigricans (Linnaeus, 1758) Whitecheek surgeonfish, Fishbase