O Twobanded Soapfish (Diploprion bifasciatum) é um peixe raramente visto em aquários, mas pode ser uma excelente adição ao ambiente fechado.
Na natureza, esses animais são encontrados em áreas costeiras formadas com cavernas e fendas, recheadas de recifes de coral. Eles possuem cores amarelas com manchas pretas, mas já foram encontrados exemplares totalmente pretos.
Tal como acontece com muitos outros peixes do gênero, o Twobanded Soapfish libera uma toxina da pele, por isso deve ser manuseado com cuidado e colocado em um local apropriado onde não seja assediado por outros peixes agressivos. Embora não tenha uma natureza totalmente pacífica, ainda assim consegue conviver com outros peixes que possuam tamanho parecido com o dele.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa interessante espécie marinha.
Ficha Técnica
Nome: Twobanded Soapfish, Barred Soapfish, Yellow Emperor
Nome Científico: Diploprion bifasciatum (Cuvier, 1828)
Família: Serranidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico Ocidental (Maldivas, Índia à Papua Nova Guiné, norte e sul do Japão, Sul de Lord Howe);
Comprimento: Até 25 cm
Expectativa de Vida: Entre 3 – 5 anos
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.5
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Alimentação
Carnívoro. Ofereça uma dieta variada de alimentos vivos, incluindo artêmias, camarões mysis, krill, mexilhão, lulas, mariscos e etc.
Temperamento / Comportamento
O Twobanded Soapfish é considerado um peixe pacífico, mas pode ficar escondido quando acaba de ser colocado no aquário. Além disso, eles podem comer quaisquer outros peixes que possam caber em suas bocas.
Procure adicioná-los em pares ou pequenos grupos. Os peixes mais jovens, por exemplo, tendem a ser muito mais resistentes e se adaptam melhor ao transporte do que os adultos. Portanto, compre apenas peixes jovens.
Compatibilidade
Ter um lindo cardume dessa espécie pode causar um grande impacto para qualquer tipo de aquário marinho. No entanto, eles precisam de grandes espaços para que possam prosperar.
Veja também:
Não há muitas restrições em relação aos companheiros de aquário para essa espécie, mas eles não devem ser grandes o suficiente para enxergá-los como comida. Além disso, você também deve evitar peixes menores do que eles, assim como também crustáceos, pois provavelmente irão virar alimento para o Twobanded Soapfish.
Eles podem viver tranquilamente em aquários com recifes de corais.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 280 litros para um único exemplar dessa espécie. Certifique-se de colocar muitas rochas vivas para que possam servir de abrigo para esse peixe, mas deixe algumas áreas abertas no meio do aquário para que possam nadar livremente.
Por fim, o aquário não deve possuir uma iluminação muito forte, pois eles gostam de ambientes mais escuros e a filtragem deve ser potente.
Referências Bibliográficas
Paxton, J.R., D.F. Hoese, G.R. Allen and J.E. Hanley, 1989. Pisces. Petromyzontidae to Carangidae. Zoological Catalogue of Australia, Vol. 7. Australian Government Publishing Service, Canberra, 665 p. (Ref. 7300)
Kuiter, RH 2000. Coastal Fishes of South-Eastern Australia. Gary Allen. Pp. 437.