O Ventralis Anthias (Pseudanthias ventralis) é uma cobiçada espécie de águas profundas que geralmente é bastante tímida e pode ter dificuldades para comer quando mantida em aquários.
As espécies de Anthias abrangem muitos gêneros diferentes, mas o mais comum é o gênero Pseudanthias. Eles geralmente possuem tons alaranjados ou rosa. Além disso, todos esses animais são muito pacíficos, mas têm necessidades alimentares bem complexas e que pode trazer bastante dificuldade para o aquarista.
Na natureza, eles são encontrados em áreas com recifes de corais que vão de 26 a 100 metros de profundidade. É uma espécie que habita cavernas e saliências rochosas, mas que costuma ser vista fora de seus abrigos se alimentando de zooplâncton.
Contudo, além de serem animais caros, eles são recomendados apenas para aquaristas muito experientes.
Ficha Técnica
Nome: Ventralis Anthias, Longfin Anthias;
Nome Científico: Pseudanthias ventralis (Randall, 1979);
Família: Serranidae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico (Grande Barreira de Corais);
Comprimento: Até 7,0 cm;
Expectativa de Vida: Mais de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.5;
Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH;
Temperatura: Manter entre 24°C – 29°C;
Características
Alimentação
O Ventralis Anthias se alimenta basicamente de zooplâncton, portanto, deve-se ter muito cuidado ao fornecer alimentos ricos em proteínas.
Procure optar por rações em flocos ou pellets enriquecidas com spirulina e alimente-os no mínimo 4 vezes ao dia. Além disso, caso haja muitas rochas vivas e alimento suficiente no aquário, eles não irão precisar ser alimentados com tanta frequência.
No início, esses animais podem ter problemas para aceitar alimentos congelados. Portanto, procure alimentá-los com artêmias para acostumá-los a alimentação em cativeiro.
Abaixo, confira algumas excelentes rações disponíveis para esses peixes:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Ventralis Anthias é uma espécie bastante tímida, ou seja, irá passar a maior parte do tempo entre as rochas e decorações do aquário.
Quando eles se sentem mais em casa, começam a sair um pouco mais de seus esconderijos, mas não se anime muito, pois eles não são tão ativos como a maioria dos outros peixes.
Veja também:
Em cativeiro, você pode mantê-lo sozinho ou em grupos, mas sempre com 1 macho e 8 ou mais fêmeas. Então, evite ao máximo adicionar outro macho da espécie no aquário.
Compatibilidade
Como já mencionamos acima, o Ventralis Anthias é um peixe bastante tranquilo e tímido. Portanto, você deve evitar colocá-lo com espécies mais agressivas e também com outros machos no aquário.
Se o aquário não for espaçoso o suficiente para todos os peixes, pode ter certeza de que eles serão os primeiros que irão morrer, já que ficarão estressados e não conseguirão alcançar a comida. Sobretudo, eles podem ser mantidos com outros peixes pacíficos e que gostem de viver em aquários comunitários.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução do Ventralis Anthias em cativeiro, mas sabe-se que eles são hermafroditas. Isso quer dizer podem mudar de gênero se precisarem.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 260 litros para um único exemplar. No entanto, se você quiser criar um grupo composto por um macho e várias fêmeas, o ideal é que você possua no mínimo um aquário com 680 litros.
O Ventralis Anthias é um peixe seguro para aquários com recifes de corais, mas prefere ambientes com pouca luz. Além disso, o aquário deve possuir uma tampa, pois eles são excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)