O Virgate Rabbitfish (Siganus virgatus) é um peixe que pode ser encontrado no Indo-Pacífico Ocidental. Eles são conhecidos por serem bastante venenosos, mas o seu veneno não é muito perigoso para os humanos, embora possa causar uma dor considerável.
Na natureza, esses animais são conhecidos por serem comedores de algas bastante eficientes. Além disso, possuem espinhos venenosos em suas costas e, simplesmente por conta disso, o aquarista deve tomar bastante cuidado ao manusear esses animais.
Na maioria dos aquários, quando eles se sentem ameaçados, costumam se esconder próximo de rochas e podem até mesmo alterar suas cores. No entanto, por mais que possam parecer “doentes”, estão apenas se camuflando.
Em relação as cores, a cor da base da cabeça, a metade superior do corpo e as nadadeiras são azuis claras, exceto a dorsal e caudal, que são amarelas. A metade inferior do corpo e o ventre são prateados, enquanto a cabeça possui duas faixas diagonais marrons, sendo que uma atravessa os olhos e vai até a boca.
Ficha Técnica
Nome: Virgate Rabbitfish, Barhead Spinefoot, Double Barred Rabbitfish
Nome Científico: Siganus virgatus (Valenciennes, 1835)
Família: Siganidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico Ocidental: Sul da Índia, Sri Lanka, Tailândia, assim como também na costa sul e leste da China, Taiwan, Ryukyu, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia e norte do território da Austrália.
Comprimento: Até 30 cm
Expectativa de Vida: Entre 8 e 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Herbívoro. O Virgate Rabbitfish irá se alimentar de algas em rochas vivas, mas precisa de uma alimentação balanceada para se manter saudável.
Então, procure adicionar no aquário muitas rochas vivas para que eles possam pastar entre as refeições, e dê uma ração rica em spirulina e outros tipos de alimentos próprios para animais herbívoros de água salgada.
Alimente-os uma ou duas vezes por dia, mas certifique-se de que haja algas no aquário.
Temperamento / Comportamento: De um modo geral, o Virgate Rabbitfish é considerado um peixe bastante pacífico, pois passa a maior parte do tempo pastando no aquário.
Entretanto, eles possuem espinhos dorsais bastante venenosos para se defender. Por isso, evite colocá-los com peixes mais agressivos e tome cuidado na hora de manuseá-lo.
Quando ainda são jovens, podem ser mantidos juntos, mas a medida que chegam a fase adulta devem ser colocados separados ou no máximo em um casal.
Compatibilidade: O Virgate Rabbitfish é um peixe que irá tolerar a maioria das outras espécies que habitam recifes de corais, mas tome um pouco de cuidado ao manter corais moles, pois como eles gostam de beliscá-los, podem acabar destruindo-os.
Para evitar que eles belisquem os corais do aquário, forneça muito alimento para esses animais.
Reprodução / Acasalamento: É bastante difícil sexar essa espécie. Além disso, não há relatos sobre sua reprodução em cativeiro.
Tamanho do aquário: O aquário para um único peixe da espécie precisa ter no mínimo 500 litros.
Para mantê-los saudáveis, você deve criar um ambiente repleto de rochas vivas e corais moles e duros. O Virgate Rabbitfish não irá beliscar os corais caso esteja bem alimentado.
Referências Bibliográficas
Woodland, D.J., 1990. Revision of the fish family Siganidae with descriptions of two new species and comments on distribution and biology. Indo-Pac. Fish. (19):136 p. (Ref. 1419)