O Vlamingii Tang (Naso vlamingii) é um peixe bastante procurado no mundo do aquarismo, mas por ser uma espécie que costuma ficar muito grande, é adequada apenas para aquaristas intermediários e avançados. Por ser considerado um peixe pacífico e de natureza amigável, o Vlamingii pode conviver com inúmeras outras espécies, exceto outras de seu gênero.
Na natureza, o Vlamingii Tang é encontrado no Indo-Pacífico, onde habita regiões que vão do leste da África até o sul do Japão. Esse peixe pode ser visto tanto sozinho quanto em pares em áreas profundas e também em recifes à beira-mar, onde costuma se alimentar de algas. No entanto, a espécie também é encontrada nadando em grandes cardumes nas partes superiores onde se alimenta de zooplâncton durante o dia. Em seu habitat natural, o Vlamingii Tang costuma habitar águas com profundidades que variam entre 10 e 20 metros.
À medida que vai crescendo, o Vlammingii Tang vai se tornando um peixe cada vez mais espetacular. A espécie desenvolve sua bela coloração adulta quando atinge cerca de 20 – 25 centímetros de comprimento. Esse peixe possui o corpo alongado assim como a grande maioria dos outros de seu gênero, mas seu pedúnculo caudal é um pouco mais estreito, característica que os difere de outros peixes. A testa do Vlamingii Tang adulto possui uma protuberância arredondada, e acredita-se que ela fique mais destacada nos machos.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades das espécie.
Ficha Técnica
Nome: Vlamingii Tang, Vlaming’s Unicornfish, Bignose Unicornfish, Vlamingi Tang;
Nome Científico: Naso vlamingii (Valenciennes, 1835)
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (leste da África até o sul do Japão);
Comprimento: Até 60 cm;
Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Coloração
Os adultos dessa espécie geralmente possuem cor marrom-acinzentada com linhas azuis verticais nas laterais, assim como também pequenas manchas azuis ao longo da metade superior do corpo e perto da barriga. A cabeça, às vezes pode ter cor verde-oliva, com uma boca azulada. Há uma faixa azul que percorre horizontalmente a parte inferior do focinho logo abaixo dos olhos. A barbatana dorsal, anal e caudal são lindamente delineadas em azul.
Os peixes mais jovens possuem características de cores menos marcantes, sendo geralmente cinzas e sem linhas. A metade superior do corpo, por exemplo, é amarelo-esverdeado e a área abaixo da barbatana peitoral costuma ser branca. Os lábios possuem cor azul e a barbatana caudal é um pouco mais escura. Além disso, os peixes mais jovens começam a mostrar suas verdadeiras cores quando atingem cerca de 12 centímetros de comprimento.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Vlamingii Tang se alimenta de zooplâncton e algas bentônicas, embora sua dieta parece mudar à medida que vai envelhecendo. Os peixes mais jovens se alimentam principalmente de algas e, por isso, eles precisarão de uma dieta enriquecida com matéria vegetal quando estiverem nessa fase. À medida em que forem crescendo, você poderá manter esse tipo de dieta mas deverá fornecer alguns tipos de alimentos ricos em proteínas.
Portanto, sendo um herbívoro quando ainda é um peixe jovem, o Vlamingii Tang deverá ter em sua dieta rações enriquecidas com spirulina, além de preparações contendo diferentes tipos de algas, como o Nori. Cultivar macro algas como chaetomorphia pode ser uma boa ideia para manter um suprimento constante de alimento no aquário.
Assim que o peixe for chegando à fase adulta, você poderá fornecer artêmias congeladas e camarões mysis para complementar sua dieta.
Procure alimentar o Vlamingii Tang pelo menos 3 vezes por dia em quantidades pequenas. Isso irá ajudar a manter a qualidade da água por mais tempo. À medida que o peixe for crescendo, ele irá se alimentar de zooplâncton com mais frequência e, por isso, só precisará ser alimentado duas vezes por dia.
Alguns aquaristas também relatam sucesso fornecendo alguns vegetais como, por exemplo, abobrinhas congeladas, brócolis, espinafre e alface.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações que você pode fornecer para esses peixes. Entõa, caso queira comprá-las, basta clicar em seus links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Vlamingii Tang é um peixe bastante ativo e estará sempre nadando ao redor do aquário. A espécie é considerada bastante pacífica e discreta, tornando-se excelente para compor aquários comunitários.
Por ser um peixe que fica muito grande, você deverá mantê-lo sozinho no aquário e, por isso, deve evitar adicionar outros de seu gênero.
Na maioria das vezes você verá o Vlamingii Tang nadando em águas abertas e se movendo para pastar algas em rochas vivas. Além disso, durante à noite, ele gosta de se recolher em fendas e cavernas para descansar.
Compatibilidade
De um modo geral, o Vlamingii Tang costuma se dar bem com a maioria das espécies marinhas e pode ser mantido com muitos outros peixes, incluindo outros Tangs, desde que o aquário seja absurdamente grande. Caso contrário, é melhor abrigar apenas um exemplar da espécie. Alguns peixes compatíveis com o Vlamingii Tang incluem, por exemplo, o Yellow Tang e Convict Tang.
Embora haja relatos de que eles possam mordiscar corais duros com pólipos grandes, a grande maioria dos peixes alimentados de forma adequada não costumam causar esses problemas. Não confunda mordiscar corais com pegar algas que estejam grudadas neles!
Dimorfismo Sexual
Os machos dessa espécie costumam ser bem maiores, além de possuírem uma projeção mais longa em forma de chifre na testa e um pedúnculo caudal maior e mais destacado do que as fêmeas. Além disso, os machos também terão longas flâmulas que se estendem das pontas superiores e inferiores da barbatana caudal.
Reprodução / Acasalamento
Na natureza, o Vlamingii Tang costuma desovar aos pares em águas abertas. Ao tentar impressionar uma fêmea, o macho parecerá piscar suas linhas e manchas azuis metálicas brilhantes. Então, o par irá subir à superfície para liberar seus gametas. Os ovos são pelágicos com uma fase larval bem estendida, o que explica a vasta distribuição desses peixes.
Alguns espécimes até chegaram a desovar em aquários públicos e houve alguns relatos dispersos de desova em aquários domésticos, mas não há informações sobre o sucesso na criação dos filhotes.
Configuração do aquário
Por ser um peixe muito ativo, o Vlamingii Tang precisa de muito espaço para que possa nadar. Então, você deve fornecer um ambiente com no mínimo 400 litros para que ele se sinta confortável.
No geral, esses peixes costumam aceitar uma ampla gama de parâmetros de água, mas se sairão melhor em aquários bem estabilizados, não apenas em relação as condições de água, mas também nas decorações e nos seus companheiros.
A grande maioria dos peixes do gênero precisam de aquários com um fluxo forte de água, pois eles adoram tê-la passando por entre suas guelras. Isso ajudará a fornecer uma boa oxigenação e os manterá saudáveis por muito mais tempo.
Lembre-se de criar um ambiente de recife com muitas rochas vivas formando cavernas e fendas, pois o Vlamingii Tang adora ter um espaço para descansar à noite.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
Reefkeeping Magazine™ Reef Central, LLC-Copyright © 2008 All rights reserved
URL: http://reefkeeping.com/issues/2005-07/hcs3/index.php;
Copyright © 2002-2013 by Pomacanthus Publications, LLC, all rights reserved.
URL: http://www.advancedaquarist.com/2003/1/fish;