O Yellow Assessor (Assessor flavissimus) é um pequeno peixe encontrado na Grande Barreira de Corais e na Papua-Nova Guiné. A espécie habita cavernas em recifes rasos, onde muitas vezes nada de cabeça para baixo, se alimentando de zooplâncton em profundidades que variam entre 5 e 20 metros.
Além disso, esses peixes são muito atraentes e resistentes, sendo considerados uma adição perfeita para qualquer tipo de aquário marinho. Infelizmente, eles não são importados com frequência e possuem uma baixa taxa de natalidade em cativeiro, fazendo com que sejam considerados animais caros.
Com cores amareladas bem chamativas, o Yellow Assessor é um peixe territorial e agressivo, sendo melhor mantido em aquários com apenas um único exemplar da espécie.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa espécie.
Ficha Técnica
Nome: Yellow Assessor, Yellow devilfish, Assessor Basslet
Nome Científico: Assessor flavissimus (Allen & Kuiter, 1976)
Família: Plesiopidae
Origem da Espécie: Oceano Pacífico (Grande Barreira de Corais e Papua-Nova Guiné);
Comprimento: Até 6 cm
Expectativa de Vida: Não informado;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.5
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 27°C
Características
Alimentação
Carnívoro. O Yellow Assessor se alimenta basicamente de zooplâncton na natureza. Nos aquários, eles irão prosperar com uma dieta de alimentos ricos em proteína como mysis, artêmias e preparações para peixes carnívoros.
Procure alimentar esses peixes no mínimo 2 vezes por dia. No geral, eles não são muito exigentes quanto a alimentação e, por isso, podem aceitar rações específicas para espécies carnívoras.
Separei algumas excelentes rações para o Yellow Assessor. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Se você não for um aquarista muito experiente, o ideal é manter sempre um único espécime dentro do aquário. No entanto, há aquaristas que mantém casais e até mesmo trios em um mesmo ambiente.
Veja também:
O Yellow Assessor passará boa parte do tempo nadando por entre as rochas do aquário, mas pode se tornar um pouco tímido no início, preferindo ficar escondido entre elas até se acostumar com o ambiente.
Na natureza, eles podem ser encontrados nadando de cabeça para baixo. Eventualmente, eles vão preferir nadar com o lado certo pra cima dentro do aquário. Além disso, esses animais crescem bem devagar, então espécimes pequenos se sairão muito bem em nano recifes.
Compatibilidade
Para evitar que o Yellow Assessor se torne um peixe recluso dentro do aquário, você deve evitar colocá-los com espécies agressivas e que estejam competindo pelos mesmos alimentos.
No geral, eles são compatíveis com a maioria dos corais e invertebrados.
Reprodução / Acasalamento
Não há nenhuma maneira aparente de distinguir os machos das fêmeas, e eles podem se reproduzir em cativeiro criando seus ovos em suas bocas ou colocando ninhadas em locais específicos.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um pequeno exemplar dessa espécie.
Além disso, você vai precisar adicionar rochas vivas e criar muitos esconderijos para que eles possam se esconder.
Referências Bibliográficas
Paxton, J.R., D.F. Hoese, G.R. Allen and J.E. Hanley, 1989. Pisces. Petromyzontidae to Carangidae. Zoological Catalogue of Australia, Vol. 7. Australian Government Publishing Service, Canberra, 665 p. (Ref. 7300)