O Yellowtail Blue Damselfish (Chrysiptera parasema) é as vezes confundido com o Azure Damselfish (Chrysiptera hemicyanea), porque possuem algumas semelhanças.
O Chrysiptera hemicyanea possui mais a cor amarela em seu corpo do que o Chrysiptera parasema, que tem apenas o amarelo na cauda.
Este peixe vive melhor se for mantido em grupos de 3 ou mais indivíduos, pois podem se tornar muito agressivos se mantidos sozinhos.
São animais resistentes e muito usados no início quando o aquário ainda está em processo de Ciclagem. Usá-los para tal finalidade não é recomendado porque é cruel para com os animais.
Como sempre, não os mantenha com peixes grandes o suficiente para enxergá-los como possíveis alimentos.
Em suma, esses peixes irão aceitar a maioria das comidas para peixes marinhos, incluindo alimentos enriquecidos com vitaminas, congelados, liofilizados e vivos.
Ficha Técnica
Nome: Yellowtail Blue Damselfish
Nome Científico: Chrysiptera parasema
Família: Pomacentridae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental: incluindo Ilhas Salomão, norte da Papua Nova Guiné, Filipinas e Ilhas Ryukyu. Há registros da espécie na Grande Barreira de Corais (Austrália).
Comprimento: Até 7 cm
Expectativa de Vida: De 4 – 6 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 24°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil. De fato, muito resistente e bom para iniciantes nos aquários marinhos.
Alimentação: São animais onívoros. Portanto, forneça uma dieta variada com alimentos vivos, congelados e rações em flocos próprias para a espécie.
Temperamento / Comportamento: São peixes moderadamente agressivos. No entanto, o ideal é que o aquário possua cerca de 3 a 7 indivíduos da espécie.
Compatibilidade: Essa espécie não costuma incomodar corais e anêmonas, mas podem ser um pouco agressivos com outros peixes. Evite coloca-los com animais maiores, pois podem acabar se tornando alimento.
Reprodução / Acasalamento: São animais ovíparos. O macho irá fertilizar os ovos liberados pela fêmea. O macho irá cuidar dos alevinos até atingirem a capacidade de apresentar nado livre.
Tamanho do aquário: O aquário deve ter no mínimo 30 litros.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 31 de mar. De 2019.
Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247)
2 Comentários
Boa noite, gostei muito de aprender um pouco mais, mas queria saber se colocar só dois peixes eu vou ter problema? Obrigado
Pingback: Donzela Talbot (Chrysiptera talboti) - MyAquarium