A Piranha Branca (Serrasalmus brandtii) é uma espécie nativa da América do Sul, encontrada principalmente nas águas do rio São Francisco. Embora tenha uma reputação assustadora, ela não é uma assassina estúpida ou devoradora de homens.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre a Piranha Branca. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica da Piranha Branca
Nome: Piranha Branca, White Piranha;
Nome Científico: Serrasalmus brandtii (Lütken, 1875);
Família: Serrasalmidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 21,2 cm;
Expectativa de Vida: Desconhecida;
Nível de Dificuldade: Desconhecida;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza da água: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
A Piranha Branca está restrita à bacia hidrográfica do rio São Francisco, onde foi registrada em todo o sistema, incluindo os principais afluentes, os rios das Velhas, Grande e Urucuia.
Além disso, a espécie também pode ocorrer no rio Itapicuru que fica ao sul do São Francisco, mas não possui ligação com ele. Uma população introduzida pelo homem habita o reservatório Pedra do Cavalo, no rio Paraguaçu, Bahia.
Os habitats da Piranha Branca incluem os principais canais dos rios, planícies de inundação e reservatórios formados pela construção de barragens.
Aparência
Bastante rara no mundo do aquarismo, a Piranha Branca pode ser identificada pela posição da nadadeira anal abaixo dos primeiros raios da nadadeira dorsal. Porém, imagens de exemplares coletados no rio São Francisco, onde é o único membro presente do gênero, sugere que nem sempre é assim e isso também é corroborado pela figura de Eigenmann (1915).
Os indivíduos adultos são uniformemente bronze-dourado com algumas escamas reflexivas nos flancos. A barbatana caudal é escura na base, e as barbatanas dorsal, adiposa, bem como a anal e caudal possuem margens escuras com o restante frequentemente avermelhado ou amarelado.
Sobretudo, as piranhas do gênero Serrasalmus se diferenciam pelo perfil dorsal anterior côncavo sobre a cabeça e o palato com dentes. A Piranha Branca possui corpo comprimido e alto, com pequenas máculas acinzentadas e nadadeira adiposa com mancha escura na ponta.
Alimentação
A Piranha Branca tende a ser um animal oportunista na natureza, embora demonstre preferência por peixes pequenos. Quando ainda é um peixe jovem, ela consome uma grande variedade de alimentos, como insetos, muco das escamas e nadadeiras de outros peixes.
Em um aquário, indivíduos pequenos podem receber bloodworms, minhocas e mariscos picados. Na fase adulta, ela deve comer carne de peixe, camarões vivos de rio, minhocas grandes e etc.
Eu não recomendo que você alimente a Piranha Branca com carne de mamíferos ou aves, como coração de boi ou frango, uma vez os lipídios contidos nesses alimentos não podem ser metabolizados adequadamente pelos peixes, podendo causar deposição excessiva de gordura e até degeneração de órgãos.
Temperamento / Comportamento
A Piranha Branca é um peixe altamente social que exibe comportamentos e estruturas sociais complexas. Por exemplo, ela é conhecida por formar grupos fortemente unidos, que podem consistir em centenas ou até milhares de indivíduos. Esses grupos proporcionam proteção às piranhas, bem como maior eficiência de caça e oportunidades de reprodução.
Em um aquário, como elas são peixes que possuem um comportamento ativo e que precisam de muito espaço para nadar, eu recomendo que você mantenha apenas um único exemplar.
Compatibilidade
Infelizmente não há informações relevantes disponíveis sobre possíveis companheiros de aquário para a Piranha Branca.
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Não há registro sobre o dimorfismo sexual e nem sobre a reprodução em aquários. No entanto, estudos de populações selvagens indicam que a Piranha Branca permanece reprodutivamente ativa durante todo o ano, depositando lotes de ovos quando as condições ambientais são favoráveis, com picos de atividade durante a estação chuvosa.
Configuração do aquário
O aquário para uma única Piranha Branca precisa ter no mínimo 450 litros.
A escolha da decoração não é tão importante quanto a qualidade da água e a quantidade de espaço aberto que ela necessita para nadar. A Piranha Branca pode se comportar de forma nervosa quando mantida em ambientes completamente nus, por isso, eu recomendo que o aquarista adicione um certo grau de cobertura na forma de troncos e plantas flutuantes para mitigar esse comportamento.
É importante mencionar que a Piranha Branca normalmente produz muitos resíduos, portanto, o uso de um ou mais filtros pode ser o ideal para manter o ambiente saudável. Por fim, procure realizar trocas parciais de água de 30 a 50% a cada semana e tome um cuidado especial ao realizar essa manutenção, evitando movimentos que possam assustar o peixe.
Referências Bibliográficas
Jégu, M., 2003. Serrasalminae (Pacus and piranhas). p. 182-196. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 39031);
Hubert, N., F. Duponchelle, J. Nunez, C. Garcia-Davila, D. Paugy, and J. F. Renno, 2007 – Molecular Ecology 16(10): 2115-2136 Phylogeography of the piranha genera Serrasalmus and Pygocentrus: implications for the diversification of the Neotropical ichthyofauna;
Freeman, B., L. G. Nico, M. Osentoski, H. L. Jelks and T. M. Collins, 2007 – Zootaxa 1484: 1-38 Molecular systematics of Serrasalmidae: Deciphering the identities of piranha species and unraveling their evolutionary histories;