O Rasbora Azul Neon (Sundadanio axelrodi) é um pequeno peixe de cardume bastante pacífico, ativo e com uma aparência linda. A espécie é ideal para compor aquários plantados, mas necessita de parâmetros específicos e ótima qualidade de água para que possa prosperar e, por isso, não é um peixe recomendado para aquaristas iniciantes.
Na natureza, o Rasbora Azul Neon é encontrado nas ilhas de Bangka, Sumatra e Bornéu. Esse peixe costuma habitar riachos com águas escuras, geralmente associados a pântanos antigos. A água nesses locais possui cor marrom devido à liberação de taninos e outros produtos químicos oriundos da decomposição de matéria orgânica.
Uma das principais dificuldades na manutenção desses peixes em aquários também está relacionado ao habitat natural. Por exemplo, os riachos de onde eles vêm possuem água muito mole, ácida e muitas vezes pouco iluminadas devido ao acúmulo de vegetação acima e em suas marginais. Em grande parte do sudeste asiático, esses biótopos preciosos estão ameaçados pelas plantações, construções e outras atividades humanas.
O Rasbora Azul Neon possui cor azul escuro bem brilhante na parte superior do corpo, e a parte inferior costuma ser vermelha e o resto do corpo transparente. Além disso, os machos possuem uma barbatana anal preta, e ela fica muito mais escura nos peixes dominantes. A barbatana até parece um pouco estranha e pode ser confundida com cocô pendurado.
Ficha Técnica
Nome: Rasbora Azul Neon, Neon Blue Rasbora, Axelrod’s Rasbora;
Nome Científico: Sundadanio axelrodi (Brittan, 1976);
Família: Cyprinidae;
Origem da Espécie: Ásia (Bornéu, Bangka e Sumatra);
Comprimento: Até 2,3 cm;
Expectativa de Vida: Entre 2 – 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 4.0 – 6.5;
Dureza da água: Entre 2 – 5;
Temperatura: Manter entre 22.8°C – 26.1°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Rasbora Azul Neon pode ser um pouco exigente e não aceitar rações no início. No entanto, assim que estiverem mais confortáveis no aquário, começarão a comê-las sem maiores problemas.
Ofereça sempre pequenos alimentos vivos ou congelados como, por exemplo, dáfnias, náuplios de artêmias e bloodworms. Esse tipo de alimentação ajuda a realçar as cores desses peixes.
Confira algumas excelentes rações que separamos para essa espécie:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 37,79 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Rasbora Azul Neon é considerado um peixe bastante pacífico. Para que se sinta mais confortável no aquário, você deve mantê-los em grupos com no mínimo seis indivíduos. Esses animais costumam ser bastante ativos e parecem gostar de áreas com pouco fluxo de água, bem como locais mais tranquilos e sem outros peixes.
Mantê-los em grandes grupos não apenas deixará os peixes menos nervosos, mas também fará com que eles desenvolvam um comportamento mais natural. Além disso, os machos costumam ficar com as cores bem realçadas enquanto competem entre si pela atenção das fêmeas.
Por fim, a espécie prefere nadar na região intermediária e superior do aquário.
Compatibilidade
Por mais que o Rasbora Azul Neon seja um peixe pacífico, ainda assim não é um animal ideal para compor aquários comunitários, já que é muito pequeno e pode virar refeição para outras espécies.
Ele se sairá muito melhor se for mantido em um aquário próprio ou com outras espécies que desfrutem das mesmas condições de água, como Boraras, Eirmotus e Trigonostigma.
Caso a geografia não seja um problema para você, algumas outras excelentes opções incluem, por exemplo, N. mortenthaleri , Tetra Neon Verde e Hyphessobrycon amandae.
Reprodução / Acasalamento
Os machos adultos são muito mais coloridos e visivelmente mais magros do que as fêmeas. Em muitos casos, eles exibem coloração escura na parte anterior da nadadeira anal, enquanto outros podem exibir cores avermelhadas. As fêmeas, por sua vez, possuem a nadadeira anal transparente.
Essa espécie também exibe dimorfismo único na musculatura e estrutura da cintura escapular, esqueleto, assim como também no aparelho weberiano, permitindo que eles produzam sons audíveis de coaxar quando estressados.
Infelizmente, esses peixes não são criados com frequência em cativeiro, uma vez que é bastante difícil reproduzir as condições flutuantes de água que necessitam para desovar.
No entanto, há alguns relatos de reprodução com sucesso. Os peixes adultos foram mantidos em grupos enormes dentro de aquários bem estabilizados e fortemente plantados.
O pH deve ficar abaixo de 6.0 com os outros parâmetros dentro dos intervalos sugeridos nesse artigo, sendo o fator mais importante que eles permaneçam estáveis. Contudo, a simulação das condições de águas escuras usando turfa ou qualquer outro material que possa manchar a água é altamente benéfico para estimular a desova.
Evite luzes fortes no aquário. Além disso, alimente os peixes com alimentos vivos e congelados e eles devem entrar em condições de reprodução, e se o aquário tiver o equilíbrio que necessário entre cobertura e condições de água, os alevinos devem surgir sem intervenção adicional.
Configuração do aquário
O aquário deve ter no mínimo 30 litros para um grupo de dez peixes dessa espécie. Caso queira manter um cardume ainda maior, procure colocá-los em aquários com 60 ou 80 litros.
O Rasbora Azul Neon não é um peixe indicado para iniciantes, já que possui requisitos específicos em relação aos parâmetros de água, como temperatura, nível de pH e dureza.
O ideal é que o aquário simule seu habitat natural e, portanto, você deve fornecer um ambiente com águas escuras e com vegetação densa. Para simular, adicione samambaias de java, musgo de java e cryptocorynes. As plantas flutuantes também ajudam, já que criam um ambiente mais escuro para os peixes.
Por fim, adicione folhas de amendoeira, troncos e raízes para tingir a água com taninos.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M. and K.E. Witte, 1999. Two new species of Microrasbora from Thailand and Myanmar, with two new generic names for small Southeast Asian cyprinid fishes (Teleostei: Cyprinidae). J. South Asian Nat. Hist. 4(1):49-56. (Ref. 38434)