Embora o Sailfin Snapper (Symphorichthys spilurus) seja um peixe relativamente grande, podendo medir até 60 cm de comprimento, ainda assim é fácil de cuidar. No entanto, esse animal requer aquários enormes e encontrá-lo disponível em lojas de aquarismo pode não ser uma tarefa das mais fáceis.
Em relação a coloração desse peixe, durante sua fase juvenil, o Sailfin Snapper possui uma faixa preta que corre lateralmente dos olhos até a cauda. Essa faixa vai desaparecendo com a idade e é substituída por uma série de linhas laterais azuis em contraste com seu corpo que vai ficando cada vez mais amarelado.
O Sailfin Snapper é um peixe que cresce muito rápido e prefere ficar escondido a maior parte do tempo, pois costuma ser muito tímido.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Sailfin Snapper, Bluelined Sea Bream, Hi Fin Snapper, Threadfin Snapper;
Nome Científico: Symphorichthys spilurus (Günther, 1874);
Família: Lutjanidae;
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Ilhas Ryukyu até Nova Caledônia e Grande Barreira de Corais, incluindo a Nova Guiné, Sulawesi, Ilhas do Almirantado, Palau e Filipinas; Encontrado também em menor número ao leste do Oceano Índico;
Comprimento: Até 60 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 18 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 18;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Alimentação
Carnívoro. A dieta do Sailfin Snapper deve ser composta por alimentos ricos em proteínas e preparações congeladas incluindo, por exemplo, artêmias, lula, camarões mysis, krill e pedaços de peixes picados. No entanto, como ele é um nadador muito ativo, você deve fornecer várias pequenas porções de alimentos durante o dia, ao invés de uma só refeição.
Eu recomendo que você forneça entre duas e três refeições por dia.
Temperamento / Comportamento
O Sailfin Snapper é o tipo de peixe que deve ser mantido sozinho em um aquário. Por mais que seja considerado um animal tímido, ainda assim pode causar problemas para espécies menores e que possam caber em sua boca.
Em um aquário com muitas rochas vivas, esses peixes ficarão boa parte do tempo escondidos entre suas fendas e cavernas.
Compatibilidade
Encontrar companheiros de aquário compatíveis com o Sailfin Snapper pode ser uma tarefa bem difícil, pois ele não costuma se dar bem com peixes menores.
Esses caras podem se alimentar peixes pequenos, camarões e caranguejos. Portanto, tenha cuidado ao mantê-lo junto de espécies pacíficas e dóceis.
Acasalamento / Reprodução
Não há relatos de reprodução em cativeiro do Sailfin Snapper.
Configuração do aquário
Por ser um peixe muito grande, o aquário precisa ter no mínimo 750 litros para comportar um único exemplar da espécie. No entanto, a grande verdade é que esses peixes raramente são mantidos em aquários domésticos, devido ao seu tamanho e temperamento.
Ainda assim, caso você tenha um aquário com espaço suficiente para atender suas necessidades, eu recomendo que você procure adicionar muitas rochas vivas para que eles possam se esconder. Além disso, o aquário deve conter também inúmeras áreas abertas para que esse peixe possa nadar livremente, pois isso ajuda a diminuir seus níveis de agressividade.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1985. FAO Species Catalogue. Vol. 6. Snappers of the world. An annotated and illustrated catalogue of lutjanid species known to date. FAO Fish. Synop. 125(6):208 p. Rome: FAO. (Ref. 55);
Scott W. Michael. 2004. Angelfishes and Butterflyfishes (Reef Fishes Series Livro 3) TFH Publications / Microcosm Ltd. – (Inglês)