A Amazonense (Echinodorus amazonicus) é talvez uma das plantas mais populares mantidas em aquários. Elas possuem muita resistência e precisam de pouca manutenção. Assim que são colocadas em um aquário, desenvolvem suas raízes com muita rapidez, por conta disso, elas podem crescer bastante, então deixe um bom espaço para isso.
Elas são peça central em um aquário e portanto, na maioria das vezes, servem de abrigo e local de desova para muitos peixes de água doce. Além disso, quando acabam ser colocadas no aquário, pode ser que surjam algumas algas, mas caso a qualidade da água esteja boa, assim como também os parâmetros, essas florações devem sumir com muita rapidez.
Devido ao tamanho que podem chegar, evite colocá-las em um aquário pequeno, pois poderão tomar todo o espaço de natação dos peixes em pouco tempo.
Ficha Técnica
Nome: Amazonense
Nome Científico: Echinodorus amazonicus
Família: Alismataceae
Distribuição Nativa: América do Sul (Brasil)
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 7.8
Comprimento: Pode chegar até 50 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou fundo do aquário.
Utilização de CO2: Não precisa, mas se houver, crescerá muito mais rápido.
Fertilização Líquida: Não
Intensidade da iluminação: A espécie precisa de bastante luz, então forneça luz média / forte para que possa crescer.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Rápido / Moderado.
Utilização na montagem: Procure usá-la na região do meio ou fundo do aquário, pois ela servirá de esconderijo para muitas espécies, assim como também um bom local para desova de diversos peixes.
Propagação: Essa é uma planta fácil de propagar, pois elas produzem novas raízes ou estolhos, então para fazer isso, basta apenas cortar algumas mudas e replantar em outro local do aquário, lembrando apenas de deixar suas folhas acima do substrato.
Referências Bibliográficas
“Echinodorus“. Natural Resources Conservation Service PLANTS Database. USDA. Acesso em 14-12-2020.