A Elódea (Egeria densa) é uma das plantas de aquário mais antigas e conhecidas no aquarismo. Ela é ideal para aqueles que estão iniciando, pois ajuda a estabelecer facilmente o equilíbrio biológico em um novo aquário. Essas plantas são originárias da Argentina, Brasil, assim como também Uruguai.
A Elódea prefere águas mais calmas ou com pouco fluxo. Além disso, é uma planta aquática dióica plurianual. De tal forma que cresce com uma longa haste, que, com condições favoráveis, pode atingir 2 metros de comprimento ou mais. A planta possui, contudo, uma haste enraizada na vertical, com até 5 metros de comprimento e 1-3 mm de espessura; é cilíndrica, reta ou ramificada, com entre-nós muito curtos.
É uma espécie fácil de cuidar. Entretanto, o único requisito necessário é um bom nível de iluminação, caso contrário, as folhas inferiores da planta (que geralmente ficam com menos luz) podem começar a apodrecer e cair.
Abaixo, compre os 3 principais fertilizantes do mercado e tenha sempre plantas saudáveis no seu aquário:
Última atualização em 2024-11-08 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Ficha Técnica
Nome: Elódea, elodea-comum;
Nome Científico: Egeria densa;
Divisão: Magnoliophyta;
Classe: Monocotyledonae;
Distribuição Nativa: América do Sul (Argentina, Brasil e Uruguai);
Características
Local para Plantio: Fundo do aquário;
Utilização de CO2: Não;
Fertilização Líquida: Não;
Intensidade da iluminação: Médio/Forte;
Substrato Fértil: Não;
Utilização na montagem
A Elódea é uma das plantas mais fáceis de cultivar. Em primeiro lugar, ela pode crescer como uma planta flutuante ou presa ao substrato. Como se dá bem em quase todos as condições, logo começa a crescer vigorosamente quando colocada no aquário.
Elas são muito utilizadas para preencher o fundo do aquário, pois são plantas que possuem o crescimento muito rápido. A Egeria densa não requer fertilização ou uso de CO2, no entanto, se o aquário possuir, seu crescimento será acentuado.
Veja também:
Propagação
A propagação da Elódea (Egeria densa) é muito fácil. É uma espécie que, em síntese, cresce e se reproduz com muita facilidade. Para propagá-la, no entanto, o aquarista deve apenas cortar um caule saudável da planta principal e replantar no substrato.
Escolha uma haste longa e saudável, com muitas folhas para cortar e que possua pelo menos 20 cm de comprimento. Logo após, apare as folhas da parte inferior da planta e depois enterre o caule de 1 a 2 cm no substrato. Então, o novo corte desenvolverá raízes e começará a crescer novamente.
Se você não remover as folhas do fundo do caule e plantá-las no substrato, certamente, as folhas começarão a se deteriorar e apodrecer.
Referências Bibliográficas
Yarrow, M. & al. (2009): The ecology of Egeria densa Planchon (Liliopsida: Alismatales): A wetland ecosystem engineer? – Revista Chilena de Historia Natural 82: 299-313
Hussner, A.: Aquatische Neophyten in Deutschland. (http://www.aquatischeneophyten.de) Stand: 15. Oktober 2010 (abgerufen am 10. Oktober 2012)
1 comentário
Pingback: 7 espécies de plantas para colocar em um aquário de água fria | MyAquarium