A Hidrocotile (Hydrocotyle leucocephala), também conhecida como Brazilian Pennywort, é uma das plantas de aquário mais populares em todo o hobby. Isso não é nenhuma novidade, já que elas são baratas, crescem muito rápido e dão um tom único esverdeado ao aquário.
Essa linda planta possui caules finos e folhas em forma de nenúfar, ou seja, elas pertencem ao gênero de plantas da família das ninféias.
A Hidrocotile pode crescer alguns centímetros por semana em praticamente qualquer tipo de aquário, No entanto, caso não estejam recebendo os nutrientes necessários, podem crescer bem devagar e se tornarem pouco atraentes.
Isso quer dizer que elas precisam de uma boa fertilização líquida, assim como um substrato fértil de qualidade, injeção de CO2 (caso não possua, não tem problema) e iluminação adequada para que possam crescer e se desenvolver.
Ficha Técnica
Nome: Hidrocotile, Brazilian Pennywort
Nome Científico: Hydrocotyle leucocephala
Família: Apiaceae
Distribuição Nativa: América do Sul
pH: Manter o pH da água entre 5.0 e 9.0
Comprimento: Pode chegar até 40 cm de altura
Temperatura: 18°C a 26°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou no fundo do aquário.
Utilização de CO2: Não, mas o uso ajuda em seu crescimento.
Fertilização Líquida: Sim, já que a fertilização líquida dará mais força para que a planta possa crescer e se espalhar no aquário.
Intensidade da iluminação: A Hidrocotile requer luz média – forte para que possa crescer vigorosa, pois a falta de iluminação pode fazer com que ela solte as folhas inferiores, o que pode acabar deixando elas feias e esparsas.
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: A Hidrocotile pode ser facilmente plantada apenas enterrando suas hastes no substrato. Elas irão se enraizar muito rapidamente e não deve ter problemas para se adaptar à maioria dos aquários.
Muitos aquaristas preferem utilizá-la como planta intermediária ou de fundo, mas caso você não se importe que a luz seja bloqueada, também pode deixá-la flutuando livremente. Peixes tímidos como os bettas vão adorar a cobertura que essa planta pode oferecer.
Além disso, elas podem crescer fora d’água, isso a torna uma ótima escolha para terrários ou paludários. Agora, caso você queira dar uma aparência interessante ao aquário de uma planta saindo do topo dele, pode deixá-la dentro d’água sem problemas, pois elas irão crescer e sair para fora dela.
Propagação: Para propagar essa planta é muito fácil, basta apenas cortar suas hastes e replantar em outro local no aquário. No entanto, você pode deixá-la flutuando no aquário, já que mesmo assim irá crescer e se desenvolver.
Referências Bibliográficas
“Pennywort, Genus Hydrocotyle“. The Aquarium Gardener Series.