A Ludwigia repens é uma planta encontrada nas águas tropicais da América do Norte e Central. Essa espécie possui uma cor vermelha bem acentuada e cresce muito rápido quando em boas condições.
A princípio, essa espécie cresce totalmente submersa no aquário. Quando está nessas condições, por exemplo, as folhas variam de verde escuro a vermelho acastanhado ou escuro. O ideal é que seja plantada em grupos para aumentar o efeito decorativo, no entanto, elas devem ser podadas com frequência, pois isso incentiva seu crescimento.
Essa espécie de planta costuma ser bastante popular, já que é fácil de cultivar e floresce na maioria dos aquários que atende às suas necessidades básicas. Eventualmente, pode crescer a uma altura de até 40 cm e a largura de cada caule pode atingir cerca de 2 cm, com base no crescimento das folhas.
Caso esteja pensando em cultivá-las para gerar novas mudas, o substrato deve ser rico em nutrientes com alta intensidade de luz.
A cor vermelha vibrante e intensa só será possível se a iluminação for adequada, portanto, para criar esse feito, elas irão precisar de algo em torno de (2 a 4 watts / litro). Entretanto, caso seja mantida com pouca iluminação, sua cor avermelhada irá desaparecer e suas folhas cairão.
Durante o plantio, procure plantar cada um dos caules individualmente, pois isso irá ajudar no crescimento e as folhas da parte inferior ainda receberão alguma luz à medida que a planta cresce e se desenvolve.
Ficha Técnica
Nome: Ludwigia repens, Red repens, Red Leaf Ludwigia
Nome Científico: Ludwigia repens “Rubin”
Família: Onagraceae
Distribuição Nativa: Estados Unidos e México
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 8.0
Comprimento: Pode variar de 20 a 40 cm
Temperatura: 15°C a 26ºC
Características
Local para Plantio: Meio/Fundo.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: Moderada
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Utilize-a na região do meio ou fundo do aquário, mas procure plantá-las próximas uma das outras, para criar moitas e aumentar o efeito decorativo no aquário.
Propagação: A reprodução dessa espécie ocorre durante o verão, quando a planta está madura. Então, ela desenvolve pequenas flores amarelas brilhantes acima da superfície da água, onde as sementes se desenvolvem e caem no substrato para começar todo o processo novamente.
A propagação dessa planta é bastante fácil, pois basta cortar as hastes e plantar o caule no substrato. Certifique-se apenas de retirar as folhas do último nó na parte inferior para garantir o crescimento adequado da raiz.