Se você está procurando uma planta diferente para colocar no aquário, eu tenho certeza que a Nymphaea lotus (Zenkeri red tiger) será a escolha perfeita.
Essa linda planta apresenta folhas com um vermelho acentuado e precisam de boa iluminação, assim como também de uso de substrato fértil e injeção de CO2.
Elas são fáceis de cuidar, mas fique atento para o caso de começar a perder as folhas, pois pode estar entrando em um processo conhecido como “dormência”, que ocorre quando a temperatura do aquário está muito baixa. Caso aconteça, verifique os parâmetros da água e veja se estão de acordo com as suas exigências.
Evite colocar a Nymphaea lotus próxima de plantas sensíveis, pois elas produzem uma substância química perigosa que inibe o crescimento de outras plantas no aquário.
Ficha Técnica
Nome: Nymphaea lotus
Nome Científico: Zenkeri red tiger
Família: Nymphaeaceae
Distribuição Nativa: África
pH: Manter o pH da água entre 5.8 e 7.8
Comprimento: Pode chegar até 60 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou fundo do aquário. Em lagos, pode ser plantada em qualquer local.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Ela não requer, mas como ficam bem grandes, podem absorver a maior parte dos nutrientes da água e prejudicar outras plantas. Então, observe se as outras plantas estão conseguindo se desenvolver adequadamente.
Intensidade da iluminação: A Zenkeri red tiger requer luz de média à forte.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Médio/Rápido
Utilização na montagem: A Nymphaea lotus deve compor a região do meio ou fundo do aquário, pois devido ao seu tamanho, pode acabar escondendo outras plantas menores.
Como elas possuem crescimento médio, jogue o bulbo na água e deixe-o crescer, mas não enterre no cascalho. Em alguns casos, ela pode ficar pequena, porém se o aquário tiver injeção de CO2, fertilização líquida e substrato fértil, pode tomar conta de todos os cantos rapidamente.
Além disso, devido ao fato dela soltar uma substância química que inibe o crescimento das outras plantas, precisa ficar longe das que são mais sensíveis do aquário.
Propagação: A flor de lótus da Nymphaea lotus produz uma quantidade enorme de sementes que podem gerar ainda mais plantas no aquário. Então, a primeira coisa que você deve fazer para evitar que elas se propaguem por sementes, é cortar as flores antes que elas murchem. Assim, você impede que elas criem novas plantas.
Uma outra forma é através de bulbos.