A Hygrophila corymbosa é uma planta muito bonita e relativamente fácil de cuidar, mas requer uso de substratos férteis, injeção de CO2 e uma boa iluminação para que possam prosperar nos aquários.
Essas plantas se espalham muito rapidamente, criando lindas folhas verdes brilhantes, largas e longas que podem atingir cerca de 40 centímetros de altura. Devido ao fato delas crescerem bastante, devem ser plantadas na região do fundo e, principalmente, em aquários grandes.
A Hygrophila corymbosa é indicada até mesmo para iniciantes, mas é preciso ficar atento com elas. O amarelamento de suas folhas pode significar deficiência em Ferro, portanto, se faz necessário o uso de um bom suplemento à base de Ferro para corrigir esse problema.
Além disso, baixos níveis de minerais na água podem retardar o crescimento da planta e produzir folhas atrofiadas. Então, novamente, você deverá usar um bom fertilizante para resolver esse problema.
Ficha Técnica
Nome: Hygrophila corymbosa
Nome Científico: Hygrophila corymbosa
Família: Acanthaceae
Distribuição Nativa: Ásia
pH: Manter o pH da água entre 6.3 e 7.5
Comprimento: Pode chegar até 40 cm de altura
Temperatura: 20°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no fundo do aquário.
Utilização de CO2: Sim. Essa planta se beneficia do uso de um bom sistema de CO2 no aquário.
Fertilização Líquida: Sim. A Hygrophila necessita de bons fertilizantes, principalmente aqueles à base de Ferro.
Caso as folhas comecem a amarelar, comece a utilizá-lo. Além disso, se a água for pobre em minerais, elas não irão crescer.
Intensidade da iluminação: Forte. A luz forte é recomendada para um crescimento ideal, pois a espécie não costuma se desenvolver sob pouca luz.
Substrato Fértil: Sim. O substrato deve ter nutrientes suficientes para alimentar o crescimento delas e manter uma boa aparência geral.
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Em aquários com boas condições, essas plantas irão se espalhar rapidamente pelo substrato. Por isso, você deve utilizá-la na região do fundo, bastando apenas enterrar um pouco do seu caule no substrato com bastante cuidado.
Veja também:
Propagação: A propagação é bem simples. Pegue as mudas do caule principal da planta e coloque-as em um outro local no aquário. As raízes se fixarão muito rápido e as novas mudas começarão a crescer.
Essas plantas crescem muito rápido e requerem podas regulares. Portanto, para mantê-las com um aspecto compacto e bem organizado, você precisará remover todas as folhas mortas que ficarem nas partes inferiores dos caules principais.