A planta Hygrophila difformis é uma linda planta de caule e bem fácil de cuidar. Seus caules podem atingir cerca de 30 cm de altura e até 12 cm de largura.
De um modo geral, elas são consideradas plantas para iniciantes, pois suportam uma grande variedade de condições de água e temperatura. Tudo o que você precisa fazer é fornecer um pouco de luz e, posteriormente, algum tipo de fertilização líquido para nutri-la.
Lembre-se que a Hygrophila cresce bem rápido em condições ideais. Caso os caules fiquem muito altos, elas perderão a aparência espessa e podem começar a perder as folhas inferiores, portanto, podas regulares estimulam o desenvolvimento de ramos laterais.
A forma de folhas ramificadas desta planta é muito útil para aquários de reprodução e também para aqueles que possuem pequenas criaturas, por exemplo, camarões. Acima de tudo, as folhas oferecem proteção e locais para desova para inúmeras espécies de peixes.
Ficha Técnica
Nome: Hygrophila difformis
Nome Científico: Hygrophila difformis
Família: Acanthaceae
Distribuição Nativa: Ásia
pH: Manter o pH da água entre 5.8 e 7.8
Comprimento: Pode chegar até 30 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou no fundo do aquário.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Não
Intensidade da iluminação: A Hygrophila difformis não é uma planta exigente, então exige luz fraca / moderada para que possa crescer.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: A Hygrophila difformis é uma planta de caule muito fácil de cuidar e, portanto, para plantá-la, basta apenas enterrar um pouco do seu caule no substrato.
Então, tudo o que você precisa fazer para que ela cresça é enfiar o caule no substrato para garantir que não flutue. Além disso, procure usá-la na região do meio ou fundo do aquário, pois costumam ficar bem altas.
Propagação: Para propagá-la é muito fácil, pois basta apenas realizar o corte e replantio de suas hastes. Para uma aparência mais espessa, por exemplo, opte por replantas suas hastes próximas umas das outras.
Referências Bibliográficas
Pal, Dilipkumar; Samanta, Krishanu (2011). “CNS Activities of Ethanol Extract of Aerial Parts of Hygrophila difformis in Mice” (PDF). Drug Research. Acta Poloniae Pharmaceutica. 68 No. 1: 75–81.