A famosa Hygrophila polysperma é uma planta de fácil cultivo e muito comum em boa parte dos aquários. Elas não são exigentes, portanto, não precisam do uso de CO2, substrato fértil ou iluminação forte.
Acima de tudo, elas costumam crescer bem rápido, mesmo em condições ruins. Além disso, são muito indicadas para quem está iniciando nos aquários plantados. Independente das condições em que elas estão vivendo no aquário, ainda assim darão um jeito de prosperar.
Simplesmente pelo fato de ser uma planta de crescimento rápido, elas são ideais para competir por nutrientes em um aquário que esteja sofrendo com algas.
Ficha Técnica
Nome: Hygrophila, higrófila anã
Nome Científico: Hygrophila polysperma
Família: Acanthaceae
Distribuição Nativa: Índia
pH: Manter o pH da água entre 5.0 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 50 cm de altura
Temperatura: 20°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou no fundo do aquário.
Utilização de CO2: Não, mas cresce bem mais rápido com a adição.
Fertilização Líquida: Assim como o CO2, ela não requer uso de fertilizantes, porém se desenvolvem muito mais rápido com a adição.
Intensidade da iluminação: A Hygrophila polysperma não requer muita luz, então uma luz de fraca à média já é suficiente para ela.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Procure utilizar essa planta na região do meio e fundo do aquário, pois elas crescem muito rápido e acabam tomando todos os espaços possíveis.
Propagação: Devido ao fato dessa planta possuir crescimento rápido, realize podas frequentes. Além disso, para propagá-la, apenas retire algumas hastes que você quiser e replante em outro local no aquário, no entanto, enterre apenas poucos centímetros do caule, evitando enterrá-lo com folhas.
Referências Bibliográficas
ITIS (Integrated Taxonomic Information System), 2002. Online Database Hygrophila polysperma.