A Cyperus helferi é a única dessa espécie de planta que se adapta bem à vida nos aquários plantados. De fato, nos habitats nativos, elas passam muito tempo submersas na água e suas folhas acabam se adaptando a isso.
Além disso, são plantas exigentes, pois necessitam de muita iluminação e nutrientes na coluna d’água; sobretudo preferem águas cristalinas.
Quanto menor a temperatura da água, mais ela irá se adaptar, portanto, apenas adicione essa espécie com peixes que também preferem temperaturas baixas e um fluxo médio de água.
No entanto, a principal dificuldade que muitos aquaristas possuem com essa planta é o longo período de aclimatação que ela necessita.
A falta de nutrientes no aquário impedirá o seu crescimento, portanto, verifique se a quantidade de fertilização está sendo usada conforme sugerida para a litragem do aquário.
Devido ao comprimento das folhas que esta planta produz, é ideal que fique em aquários com mais altura do que largura, embora alguns aquaristas a mantenham em águas mais rasas.
Ficha Técnica
Nome: Cyperus helferi
Nome Científico: Cyperus helferi
Família: Cyperaceae
Distribuição Nativa: Continente Asiático
pH: Manter o pH da água entre 5.0 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 35 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Meio/Fundo.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: Moderada/Intensa
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Lento
Utilização na montagem: A planta deve ser usada na região intermediária ou no fundo do aquário. O plantio deve ser individual, com espaçamento de 5 cm.
Propagação: É uma espécie que forma uma moita e fecha todos os espaços, por mais que seu crescimento seja lento.
No entanto, necessita de muita luz, substrato fértil e uma quantidade boa de CO2. A propagação é realizada através da divisão do rizoma quando já está soltando várias mudas.