A Elatine triandra é uma planta muito vistosa quando colocada no aquário. Seu caule possui uma largura de 1 cm, suas folhas têm uma cor verde brilhante e devido ao seu fácil crescimento, fazem dela uma bela opção para qualquer tipo de aquário.
Com folhas alongadas e parecidas com rosetas no final do caule, procure sempre colocá-las na frente do aquário.
Na natureza, essa planta cresce ao longo das margens de rios, bem como em áreas com muita lama e pântanos. Ela se reproduz a cada estação do ano e costuma se dar bem em regiões mais frias.
Quando colocada no aquário, o ideal, no entanto, é aguardar ela se adaptar ao novo ambiente. Além disso, ela precisa de muitos nutrientes como, luz intensa, macrofertilização, ferro e CO2. Essa planta precisa de substrato fértil para sobreviver.
Ficha Técnica
Nome: Elatine triandra
Nome Científico: Elatine triandra
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Distribuição Nativa: Estados Unidos e Canadá.
Características
Local para Plantio: Frente do aquário.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: Forte
Substrato Fértil: Sim
Utilização na montagem: Utilize-a na frente do aquário. Além disso, utilize outras plantas frontais para aumentar o volume dessa região do aquário.
Elas crescem muito rápido e percorrem todo o substrato, preenchendo cada cantinho disponível. Entretanto, poderá crescer sobre si mesma, caso não sejam feitas podas frequentes. Como resultado, as camadas inferiores ficarão sombreadas fazendo com que toda a planta se solte do substrato.
Poucas pessoas conseguem ter essa planta por um longo período no aquário. No entanto, uma vez estabelecidas, os principais motivos de perda são o sombreamento e separação do substrato.
Propagação: Como a E. triandra é uma planta que possui caule, então, propagá-la é muito fácil.
A planta pode ser cortada em qualquer lugar ao longo desse caule. As mudas, por exemplo, podem ser plantadas na superfície ou levemente pressionadas ao substrato onde as raízes irão se firmar. Além disso, é conhecida por se espalhar por propagação de sementes no estado submerso.