A Eleocharis minima é uma planta muito fácil de ser encontrada e, sobretudo, muito usada na formação de carpetes em aquários. Entretanto, considerada exigente, essa planta requer um substrato fértil, iluminação média ou alta e injeção de CO2.
A nutrição dessa planta se dá pela raiz, ou seja, o aquarista precisa ficar atendo em adicionar um bom substrato fértil e fertilizantes líquidos para que ela possa crescer e se desenvolver com mais rapidez.
Caso você tenha acabado de plantar ela no aquário e percebeu que estão morrendo muito rápido, não se preocupe, pois a maioria delas são cultivadas emersas (acima da superfície), o que significa que ainda não estão acostumadas a ficar debaixo d’água.
Ficha Técnica
Nome: Eleocharis minima
Nome Científico: Eleocharis minima
Família: Cyperaceae
Distribuição Nativa: Cosmopolita
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 10 cm de altura
Temperatura: 20°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, na frente ou no meio do aquário.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: A Eleocharis minima requer bastante luz, então uma luz de moderada à alta irá atendê-la.
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Lento / Moderado;
Utilização na montagem: Utilize essa planta na frente ou meio do aquário, pois elas formarão lindos carpetes para os seus peixes.
Para plantá-las, junte pequenos grupos e adicione no substrato usando uma pinça. Além disso, procure deixar cerca de 2 cm de espaço para cada grupo que você estiver colocando no aquário.
Propagação: Procure utilizar substratos arenoso grosso no aquário para essas plantas, pois assim elas se espalharão com mais facilidade e rapidez. A propagação da planta é feita através de estolhos, ou seja, caules que crescem paralelos ao substrato.
Procure apará-las com frequência, para fazer isso utilize uma tesoura curva para manter o “gramado” com a aparência que você deseja. Isso vai garantir que as folhas de baixo também possam receber luz.