A Hemianthus Cuba (Hemianthus callitrichoides) é uma das menores plantas que existem, mas muito comum em aquários de todo mundo. Elas crescem devagar e costumam ser muito exigentes, tanto na questão da iluminação como também em nutrientes que precisam para crescer. Elas requerem um substrato fértil, assim como também fertilização líquida e uso de CO2.
Na maioria das vezes, elas são usadas como plantas de carpete, onde formam lindos gramados no aquário e, além disso, devido ao seu tamanho, são muito usadas em aquários pequenos. Esse tipo de planta também fornece para os peixes um excelente local para que possam colocar seus ovos.
Entretanto, para que elas possam crescer saudáveis, o aquário precisa ter boa oxigenação e trocas parciais de água de 20 – 25% a cada duas semanas.
Ficha Técnica
Nome: Hemianthus Cuba
Nome Científico: Hemianthus callitrichoides
Família: Scrophulariaceae
Distribuição Nativa: América Central
pH: Manter o pH da água entre 5.8 e 7.6
Comprimento: Pode chegar até 2 cm de altura
Temperatura: 20°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, na frente do aquário.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim.
Intensidade da iluminação: A Hemianthus Cuba requer muita luz, então precisam de excelente luminária no aquário.
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Médio
Utilização na montagem: A princípio, o plantio dela é feito sob substrato úmido, ou seja, o ideal é que o aquário ainda não esteja completamente cheio de água. Procure plantar a Hemianthus Cuba em pequenas porções no substrato, assim elas se espalharão mais rápido.
Portanto, para plantá-la de forma correta, utilize uma pinça e pegue as porções e coloque com muito cuidado no substrato. Mas lembre-se de deixar um espaço de até 3 cm entre cada uma das porções.
Propagação: Essa espécie possui hastes que podem ser cortadas próximo ao substrato e replantadas em outro local do aquário.
Referências Bibliográficas
“Hemianthus callitrichoides”. Aquatic Plant Central. Acesso em 08-12-2020.