A Micranthemum umbrosum, planta nativa dos EUA, possui lindas folhas pequenas e arredondadas. Portanto, pode ser usada em aquários pequenos ou grandes, sendo que suas hastes atingem de 10 a 25 cm de comprimento e 1-2 cm de largura.
É uma planta exigente em termos de iluminação. De fato,, recomenda-se a adição de CO2 para promover o seu crescimento.
Tal como acontece com muitas espécies de plantas do tipo, níveis baixos de iluminação irá resultar em um crescimento vertical, enquanto que níveis altos resultarão em espécimes mais compactas e curtas.
Uma vez que a planta começar a crescer, irá se expandir rapidamente. Os brotos, no entanto, precisam ser cortados com frequência (replante-os, gerando novas mudas). Plante-a em grupos, pois irá formar lindas moitas no aquário.
Ficha Técnica
Nome: Micranthemum umbrosum
Nome Científico: Micranthemum umbrosum (J. F. Gmel.) S. F. Blake
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Distribuição Nativa: América do Norte
Características
Local para Plantio: Meio/fundo.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: Moderada/Forte
Substrato Fértil: Sim
Utilização na montagem: Utilize-a como planta de fundo ou mantenha na região intermediária do aquário. Apare as hastes de acordo com a altura desejada.
Além disso, plante-as utilizando a partir de 3 ramos, com uma distância de 3 cm uns dos outros. Pelo fato de ser uma planta delicada, precisa de uma excelente iluminação, CO2, assim como adição de nutrientes e substrato fértil de qualidade.
Propagação: A propagação dessa planta se dá pelo corte das hastes. Replante as mudas cortadas para criar novos grupos, assim irão se enraizar com mais facilidade, desde que as condições sejam ideais.