A Bacopa myriophylloides é encontrada em áreas pantanosas no centro do Brasil. Elas habitam águas rasas e macias a pleno sol. Suas folhas parecidas com agulhas, com apenas alguns milímetros de comprimento, estão dispostas em espirais. Além disso, em sua forma emersa, a planta desenvolve lindas flores azuis claras, de caules longos.
Como planta de aquário, no entanto, esta bacopa necessita de muita luz, injeção de CO2 e um bom conjunto de fertilizantes líquidos e substrato fértil.
A Bacopa myriophylloides pode ser plantada na região do meio ou fundo do aquário, sempre em pequenos grupos. Além disso, elas podem ser usadas em paludários bem iluminados, onde se podem esperar lindas flores.
Ficha Técnica
Nome: Bacopa myriophylloides
Nome Científico: Bacopa myriophylloides
Família: Scrophulariaceae
Distribuição Nativa: América do Sul
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 35 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou fundo do aquário.
Utilização de CO2: Sim. A Bacopa myriophylloides necessita de um bom suplemento de CO2 para que possa crescer.
Fertilização Líquida: Sim. Portanto, procure usar um bom conjunto de fertilizantes líquidos.
Intensidade da iluminação: A Bacopa myriophylloides é uma planta delicada e precisa de muita luz, por isso, providencie uma luminária potente para ela.
Substrato Fértil: Sim.
Crescimento: Médio.
Utilização na montagem: Você pode plantá-la no meio ou no fundo do aquário, mas lembrando de enterrar poucos centímetros do seu caule no substrato. Procure usar no mínimo 5 mudas para criar pequenos grupos dessa planta no aquário, assim conseguirão se desenvolver muito mais rápido.
Propagação: Para propagá-la é muito fácil, já que você precisa apenas cortar as hastes na altura desejada e replantar em outro local no aquário, sempre lembrando de usar no mínimo 5 mudas.
1 comentário
Pingback: Peixe Curviceps (Laetacara Curviceps) | MyAquarium