A Pogostemon helferi é uma planta curiosa pelo seu formato diferente, mas muito bonita para ser colocada em aquários. Elas têm um aspecto único, já que possuem folhas onduladas com tons verdes escuros. Os habitantes da Tailândia chamam essa pequena planta de “dao noi”, que significa “estrelinha.
Essa espécie costuma habitar leitos de rios, e pode viver tanto submersa quanto parcialmente emersa.
A Pogostemon é uma planta fácil de cuidar, mas requer luz moderada à intensa, pois caso esteja em configurações com pouca luz, elas podem crescer apenas verticalmente. Então, se você está pensando em criar um lindo carpete com essa planta, procure colocar uma luminária bem potente.
Essa espécie necessita de fertilização constante, especialmente quando não há muitos peixes no aquário para contribuir. As folhas ficam amareladas quando não recebem boa quantidade de Ferro, mas podem se recuperar rapidamente se você perceber que há algum tipo de deficiência de nutrientes.
Ficha Técnica
Nome: Pogostemon
Nome Científico: Pogostemon helferi
Família: Lamiaceae
Distribuição Nativa: Ásia
pH: Manter o pH da água entre 5.8 e 7.6
Comprimento: Pode chegar até 10 cm de altura
Temperatura: 18°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, na frente ou no meio do aquário.
Utilização de CO2: Sim.
Fertilização Líquida: Sim.
Intensidade da iluminação: A Pogostemon helferi é uma planta bem exigente, portanto, necessita de luz moderada à intensa para que possa se desenvolver.
Substrato Fértil: Sim.
Crescimento: Médio.
Utilização na montagem: Procure plantá-la adicionando poucos centímetros de suas raízes no substrato. Em alguns casos, é possível até mesmo anexá-la a decorações usando linhas de pesca ou cola no aquário.
Além disso, coloque-a em um local onde consiga receber bastante luz, longe de qualquer coisa que possa fazer sombra em suas folhas.
Propagação: Propagar a Pogostemon helferi é de certa forma fácil, já que ela se reproduz através de brotos laterais, em que cada um desenvolve suas próprias raízes.
Ao cortar os brotos laterais, por exemplo, você mesmo pode plantá-los para aumentar a cobertura da planta no substrato. Cada corte criará uma nova planta. Lembre-se apenas de que cada corte deve haver folhas, caso contrário, elas não irão crescer.
Referências Bibliográficas
The Plant List: A Working List of All Plant Species, Acesso em 19 de Fevereiro, 2021.
1 comentário
Faltou dizer que é devorada por camarões