A Utricularia Graminifolia é uma excelente planta para compor a região da frente do aquário. Ela é originária da Ásia (Birmânia, China, Índia, Sri Lanka e Vietnã) e foi descoberta em 1804 por Martin Vahl, mas foi introduzida em aquários de água doce apenas em 2005.
Sobretudo, essa linda planta é composta por milhares de folhas, conectadas entre si por um corredor que percorre todo o substrato. Além disso, as folhas possuem até 1 cm de comprimento e cerca de 1-2 mm de largura.
Acima de tudo, caso o aquário possua boas condições, ela irá se estender por todas as superfície, formando um lindo gramado esverdeado.
Ficha Técnica
Nome: Utricularia
Nome Científico: Utricularia Graminifolia
Família: Lentibulariaceae
Distribuição Nativa: Ásia (Birmânia, China Índia, Sri Lanka e Vietnã)
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 7.8
Comprimento: Pode chegar até 5 cm de altura
Temperatura: 20°C a 28°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, na frente do aquário.
Utilização de CO2: Sim
Fertilização Líquida: Sim
Intensidade da iluminação: Como é uma planta exigente, a Utricularia necessita de luz moderada à intensa;
Substrato Fértil: Sim
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: A Utricularia Graminifolia deve ser usada na região frontal do aquário, pois elas crescem rápido e se espalham muito fácil em aquários com boas condições de iluminação, substrato fértil e CO2.
Contudo, para plantá-la, basta apenas juntar pequenas mudas e plantar a 5 cm de distância umas das outras.
Propagação: A propagação é relativamente fácil. Procure cortá-la uma ou duas vezes por mês, uma vez que esteja estabilizada no aquário e tenha crescido. Elas irão se espalhar por todas as superfícies.
Portanto, cortá-las com frequência ajuda a obter o efeito de gramado. Caso não seja cortada, por exemplo, a planta pode ficar com suas raízes amareladas e acabar apodrecendo.
Referências Bibliográficas
Plants of the World Online. Royal Botanic Gardens, Kew. Acesso em 09/02/2021.