A Anúbia Lanceolata (Anubias barteri var. glabra) é uma planta nativa de riachos e florestas tropicais na África. Elas possuem tamanho médio, mas são pouco exigentes e não precisam de muita luz. No entanto, ao contrário de outras plantas do gênero, seu rizoma precisa ser enterrado pela metade no aquário para que possa crescer.
Além disso, suas folhas são estreitas e dão um contraste interessante com outras formas de anúbias de folhas mais largas.
Ficha Técnica
Nome: Anúbia Lanceolata
Nome Científico: Anubias barteri var. glabra
Família: Araceae
Distribuição Nativa: América do Sul
pH: Manter o pH da água entre 5.0 e 8.0
Comprimento: Essa é uma espécie que pode ficar bem grande, portanto, podem chegar até os 40 cm de altura.
Temperatura: 12°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou fundo do aquário.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Não há necessidade, mas se oferecer, crescerão vigorosas.
Intensidade da iluminação: Essa espécie não é exigente, então uma luz fraca ou média já é suficiente para ela.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Lento
Utilização na montagem: Utilize a Anúbia Lanceolata (Anubias barteri var. glabra) no meio ou no fundo do aquário, mas como diferente de outras espécies do gênero, procure enterrar pela metade o rizoma dessa planta no aquário.
Veja também:
Propagação: A propagação dessa planta é muito simples, então, apenas corte o rizoma dela e coloque-o em outro espaço que preferir no aquário.
Referências Bibliográficas
Crusio, W. (1979). “A revision of Anubias Schott (Araceae)”. . Primitiae Africanae XII. 79 (14): 1–48.
4 Comentários
Consigo deixa ela com parte fora d’água no tipo um pequeno lago com ela na superfície, parte dentro parte fora da água?
Olá Leandro, tudo bem? Desculpa a demora pra responder! Na verdade, o ideal é plantá-la desse jeito mesmo, com uma parte dela pra fora do aquário, apenas com o rizoma enterrado! 😉
Muito bom, Adriano. Estou numa fase em que deixei o aquario de lado e só tenho 5 pacus, devoradores de plantas e vou seguir seu conselho.
Gostaria de juntar a eles outras especies de plantas e acho que isso daria um bom artigo: Espécies que convivem bem com o pacu num aquário comunitário.
Abraços
Roberto
Muito bom, Adriano. Estou numa fase em que deixei o aquario de lado e só tenho 5 pacus, devoradores de plantas e vou seguir seu conselho.
Gostaria de juntar a eles outras especies de plantas e acho que isso daria um bom artigo: Espécies que convivem bem num aquário comunitário.
Abraços
Roberto