A Bacopa monnieri é uma planta comum distribuída em regiões subtropicais e tropicais. Ela cresce nas margens de lagos e rios. Pode até mesmo ser encontrada em locais próximos à beira-mar.
Dependendo da profundidade da água, a B. monnieri selvagem cresce imersa, com estilo rastejante. No entanto, submersa, cresce com hastes verticais. A forma emersa desenvolve belas flores.
No hobby de aquarismo, é muito conhecida e difundida, pois possui poucos requisitos em relação às condições de cultivo.
A iluminação do aquário deve ser de moderada/forte, pois caso possua pouca luz, a parte inferior da planta tende a apodrecer.
O uso de CO2 ou fertilizante pode ser benéfico para a planta, mas não é necessário. Além do crescimento devagar, a B. monnieri não apresentaa sintomas de deficiência de nutrientes.
Em aquários com alta concentração de CO2 e boa iluminação, a planta cresce rapidamente.
A Bacopa monnieri tolera temperaturas de 22° – 27°C, mas para um crescimento adequado, a temperatura deve ser de 24°C.
Ficha Técnica
Nome: Bacopa monnieri
Nome Científico: Bacopa monnieri
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Distribuição Nativa: Sul e Leste da Índia, África e América do Norte e Sul.
Características
Local para Plantio: Meio/fundo.
Utilização de CO2: Não (caso haja uso de CO2, irá crescer mais rapidamente).
Fertilização Líquida: Não.
Intensidade da iluminação: Moderada/Forte
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Moderado.
Utilização na montagem: Utilize-a como planta de fundo. Além disso, procure mantê-la no meio do aquário. Apare as hastes de acordo com a altura desejada.
Propagação:A propagação da planta se dá pelo corte das hastes. Ao cortar, por exemplo, replante as mudas para criar novas moitas.
Quando há o crescimento vertical, raízes brancas começam a aparecer nos nós das folhas. Assim que elas estiverem com cerca de 1,5 cm, corte o caule 0,5 cm abaixo das raízes. Então, procure inserir novamente no substrato.