O musgo de java (Taxiphyllum Barbieri) é uma das plantas mais fáceis de cultivar. Eles pertencem a família Hypnaceae e é nativo do Sudeste Asiático. É uma espécie muito comum em climas tropicais úmidos e geralmente crescem entre rochas, margens de rios e troncos de árvores.
O musgo de java possui baixos requisitos de qualidade de água e iluminação. Por isso, talvez seja o musgo mais utilizado no aquarismo. Portanto, é muito fácil encontrá-lo em lojas do ramo.
É muito usado para paisagismo e pode produzir belos resultados. Além disso, ele também possui muitos outros benefícios. Uma vez que fornece proteção para ovos e filhotes, melhora a saúde dos aquários e fornece alimento para a criação de peixes.
Ficha Técnica
Nome: Musgo de java
Nome Científico: Taxiphyllum barbieri
Divisão: Bryophyta
Classe: Bryopsida
Distribuição Nativa: Sudeste da Ásia.
Características
Local para Plantio: Todas as regiões do aquário.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Não
Intensidade da iluminação: Fraca/Média/Forte
Substrato Fértil: Não
Utilização na montagem: Aquaristas utilizam o musgo de java por vários motivos. Pode ser usado para suavizar e deixar o ambiente menos agressivo no aquário. Por exemplo, cobrir as paredes ou o filtro, para torná-lo mais agradável de se ver.
O musgo ajuda o aquário a ter um ambiente mais natural. Por exemplo, caminhe por uma floresta úmida, provavelmente irá encontrar musgo crescendo na maioria das superfícies, principalmente se houver um córrego ou rio próximo.
Portanto, dependendo da finalidade, existem diferentes maneiras de adicionar o musgo ao aquário.
A maneira mais simples, no entanto, é deixá-lo como uma planta flutuante. Simplesmente coloque-o no aquário e o deixe flutuando.
A maioria das pessoas, entretanto, preferem a planta presa a algo, para que fique em um só lugar. Prender o musgo de java é bem simples, coloque uma fina camada dele sobre uma rocha ou tronco ao qual deseja prendê-lo. Logo em seguida, passe uma linha de pesca ou linha escura em volta para segurá-lo.
Veja também:
Você poderá tirar os fios que estão prendendo o musgo, assim que ele se fixar na rocha ou tronco naturalmente. Adicione CO2 e fertilização para acelerar o crescimento. Entretanto, esta planta não necessita desses itens e vai crescer muito bem sem essas adições.
Propagação: A manutenção é simples. Você pode deixar o musgo crescer de forma selvagem, aparando apenas ocasionalmente quando necessário. Ao mesmo tempo em que pode apará-lo regularmente para trabalhar com formas específicas.
Além de aparar, o musgo não possui outros requisitos de manutenção.
A propagação do musgo de java (Taxiphyllum barbieri) é talvez a mais fácil delas. De tal forma que, quando achar que ele estiver grande demais, apenas corte um pedaço. Pegue-o e adicione em outro canto no aquário, logo ele começará a crescer.
1 comentário
Pingback: 7 espécies de plantas para colocar em um aquário de água fria | MyAquarium