O Aguapé (Eichornia crassipes) é uma planta muito utilizada em lagos devido à sua beleza e capacidade de absorver o excesso de nutrientes. Embora ofereça benefícios para o seu jardim aquático, elas podem se tornar um problema, já que absorvem tão bem os nutrientes do lago, que não sobra comida para elas no auge do verão, por exemplo.
Devido a esse problema, suas cores podem começar a amarelar e as flores podem parar de florescer. Se isso acontecer, você pode retirá-las do lago e colocá-las em um balde com água misturada com um fertilizante solúvel de acordo com as instruções da embalagem.
O Aguapé é, sobretudo, uma planta aquática de superfície, com folhas grossas e brilhantes que possui lindas flores de cor lilás que crescem cerca de 15 centímetros acima da folhagem. Suas raízes frágeis e soltas são de cor preta, embora em alguns casos possa parecer roxa.
Essas plantas vivem melhor quando estão em contato com o sol e em temperaturas elevadas. Mas, esteja ciente de que elas se tornam invasoras e precisam ser monitoradas com frequência. Ainda assim, caso haja algum problema, elas são plantas flutuantes, então tudo o que você precisará fazer é removê-las do lago / aquário, caso estejam tomando conta de tudo.
Ficha Técnica
Nome: Aguapé
Nome Científico: Eichornia crassipes
Família: Pontederiaceae
Distribuição Nativa: América do Sul
pH: Manter o pH da água entre 5.8 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 35 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: O Aguapé deve ser deixado na superfície da água, portanto, não há necessidade de plantio em substrato.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Não há necessidade de usar fertilizantes líquidos para essa planta, no entanto, você poderá usá-los para recuperar plantas que apresentem algum tipo de deficiência, como amarelamento das folhas, etc.
Intensidade da iluminação: O Aguapé requer luz moderada, então o aquário precisa ter luz média ou forte para que possam crescer.
Substrato Fértil: Não é necessário, já que elas ficam na superfície da água.
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Como não há necessidade de plantio do Aguapé em substratos, então você precisará apenas deixá-la na superfície da água.
Propagação: A propagação dessa planta é feita através de corte e replantio de estolhos, por isso, basta apenas cortar o estolho e separar uma muda para colocar em um outro local desejado.
Referências Bibliográficas
Heuzé V. , Tran G. , Hassoun P. , Régnier C. , Bastianelli D. , Lebas F. , 2015. Water hyacinth (Eichhornia crassipes) . Feedipedia, um programa do INRAE, CIRAD, AFZ e FAO.https://www.feedipedia.org/node/160