A Lentilha d’água (Lemna minor) é considerada uma praga devido à sua alta taxa de crescimento. Sobretudo, essa espécie de planta adora águas paradas e, em algumas lagoas, por exemplo, quando a temperatura baixa, elas costumam afundar e só voltam quando a temperatura aumenta.
De um modo geral, ela é uma importante fonte de alimento para muitos pássaros e animais, pois suas folhas são ricas em nutrientes. Além disso, a Lentilha d’água é muito útil para peixes que constroem ninhos de bolhas, como os bettas, por exemplo, já que ajudam a segurar o ninho no lugar, sem que seja destruído pela correnteza da água.
Desde que você esteja disposto a remover com bastante frequência o excesso de folhas do aquário, a lentilha é excelente para compor habitats de peixes que gostam de iluminação mais fraca no aquário.
Por fim, se você gosta de uma aparência mais natural e não se importa com a rapidez com que a lentilha d’água cresce, esta planta é uma ótima opção para quem está começando no aquarismo.
Ficha Técnica
Nome: Lentilha d’água, Duckweed
Nome Científico: Lemna minor, Lemna Sp.
Família: Araceae
Distribuição Nativa: Não há um local específico, já que ela é encontrada em praticamente todo o globo terrestre.
pH: Manter o pH da água entre 5.1 e 6.7
Comprimento: Pode chegar até 2 cm de diâmetro
Temperatura: 17°C a 26°C
Características
Local para Plantio: A lentilha d’água é uma planta flutuante, portanto, pode ser apenas deixada na superfície do aquário.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Não
Intensidade da iluminação: Essa espécie requer luz moderada / forte para que possa se propagar de maneira mais rápida nos aquários.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Como a lentilha é uma espécie de planta flutuante, não há uma posição específica para deixá-la no aquário, uma vez que basta apenas deixá-la na superfície que irá se propagar por todos os cantos dele.
Propagação: A lentilha d’água se propaga através de divisão. Portanto, uma vez que ela tenha se desenvolvido, se dividirá, produzindo ainda mais folhas no aquário. Isso pode acontecer em um ritmo bastante rápido e se as condições forem adequadas, então, certifique-se de que elas estejam recebendo uma boa quantidade luz no aquário.
Referências Bibliográficas
Lansdown, R.V (2019). “Lemna minor“. IUCN Red List of Threatened Species. 2021: e.T164057A120125670.