A Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum) é uma das plantas mais fáceis de cultivar em aquários. Isso é demonstrado facilmente pelo seu sucesso na natureza, já que ela se espalhou por quase todos os continentes, exceto a Antártida.
Essas plantas toleram várias condições de água e são ideais para iniciantes, pois possuem crescimento rápido e se propagam com extrema facilidade.
Além disso, você pode utilizá-las como uma planta flutuante no aquário, uma vez que elas podem crescer sem a necessidade de um substrato. Muitos peixes podem se beneficiar dela devido a essa qualidade.
Caso esteja procurando uma planta fácil e de crescimento rápido, a Rabo de Raposa é perfeita pra você.
Devido à sua rápida taxa de crescimento, elas podem praticamente tomar todo o aquário. Mas com uma manutenção regular e o corte de suas hastes, você não terá problemas em mantê-las no aquário.
Ficha Técnica
Nome: Rabo de Raposa
Nome Científico: Ceratophyllum demersum
Família: Ceratophyllaceae
Distribuição Nativa: América do Norte
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 7.5
Comprimento: Pode chegar até 80 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no fundo do aquário, mas se quiser, pode deixá-la flutuando sem problemas.
Utilização de CO2: Não
Fertilização Líquida: Ela não requer, mas caso queira que ela cresça mais rápido, utilize um bom conjunto de fertilizantes líquidos.
Intensidade da iluminação: A Rabo de Raposa requer luz moderada, pois uma luz fraca fará com a parte de baixo da planta não receba luz suficiente, e isso pode acabar fazendo com que essa parte apodreça.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Rápido
Utilização na montagem: Procure usar a Rabo de Raposa para preencher fundos de aquários, pois elas crescem muito rápido. No entanto, se preferir, pode deixá-la flutuando, pois mesmo assim crescerão vigorosas.
Propagação: A Rabo de Raposa se propaga através do corte de hastes, ou seja, isso quer dizer que você precisa apenas cortá-la na altura desejada e replantar, ou apenas deixar o outro pedaço flutuando na água.
Referências Bibliográficas
Flora of North America: Ceratophyllum demersum.
1 comentário
Pingback: Pacu Prata (Metynnis argenteus) - Ficha Técnica - MyAquarium