A Samambaia de Java (Microsorum pteropus) é uma planta muito resistente e costuma se desenvolver bem em ambientes com pouca luz. Além disso, elas são perfeitas para aquários de kinguios, pois eles não parecem apreciar muito suas folhas duras. Há até uma teoria que diz que elas não têm gosto e que sua textura provavelmente também não ajuda.
Entretanto, a Samambaia de Java não deve ser cultivada no substrato do aquário, portanto, precisa ser ancorada em rochas ou em um tronco para crescer. Isso é muito útil nos casos em que você mantém um aquário sem substrato, por exemplo.
De qualquer forma, essa planta irá prosperar no seu aquário, já que são muito resistentes e não precisam de condições especiais para que possam crescer.
Ficha Técnica
Nome: Samambaia de Java
Nome Científico: Microsorum pteropus
Família: Polypodiaceae
Distribuição Nativa: Ásia
pH: Manter o pH da água entre 6.0 e 8.0
Comprimento: Pode chegar até 30 cm de altura
Temperatura: 20°C a 30°C
Características
Local para Plantio: Procure plantá-la, sobretudo, no meio ou no fundo aquário, pois a Samambaia de Java possui folhas bem grandes.
Utilização de CO2: Não.
Fertilização Líquida: Não.
Intensidade da iluminação: A luz pode ser fraca ou moderada, já que não é uma planta exigente.
Substrato Fértil: Não
Crescimento: Lento
Utilização na montagem: A Samambaia de Java deve ser presa a troncos ou rochas, pois caso fique no substrato do aquário, irá morrer rapidamente.
Procure amarrá-la com linhas de pesca, você perceberá que em pouco tempo ela irá se prender às superfícies as quais foram colocadas.
Propagação: Existem duas formas de propagar essa planta no aquário. A primeira forma é realizar o corte do rizoma e replantar em um outro local.
Na segunda forma, no entanto, você precisa esperar a planta criar pequenas “mudas” em suas folhas. Assim você pode retirá-las e colocar em outro local desejado.
Referências Bibliográficas
“Java Fern Care, Reproduction and Fact sheet | O Aquarium Club” . theaquarium.club . Acesso em 08/02/2021
5 Comentários
Pingback: Tetra Neon Verde (Paracheirodon simulans) - MyAquarium
Pingback: Como montar um aquário para camarões (neocaridina)? - MyAquarium
Pingback: Tetra Pinguim (Thayeria boehlkei) - MyAquarium
Pingback: Plantas para aquários! Quais são ideais para iniciantes? | MyAquarium
Pingback: Miguelinho (Exodon paradoxus) - Ficha Técnica | MyAquarium