Nesse artigo, confira quais são as 15 principais espécies de plantas (Low Tech) para aquário que não precisam de CO2.
As plantas vivas são uma das coisas mais bonitas que você pode adicionar no seu aquário. Eu as mantenho há bastante tempo e aprendi muito com as minhas próprias experiências.
Existem muitas espécies de plantas disponíveis no aquarismo, mas quais delas não precisam de CO2 para se manterem saudáveis? Pensando nisso, montei uma lista com as 15 principais espécies para facilitar sua busca. Aproveite!
Top 15 plantas (Low Tech) para aquário que não precisam de CO2
1. Samambaia de Java
A primeira planta de aquário dessa lista é a famosa Samambaia de Java. Na natureza, essa espécie cresce em áreas sombreadas, por isso não requer iluminação forte.
Muitos aquaristas cometem o erro de plantar a Samambaia com suas raízes enterradas no substrato. No entanto, ela não absorve seus nutrientes dessa forma e morrerá se for mantida assim. Ao invés disso, a planta deve ser amarrada em algum tipo de decoração.
A Samambaia de Java é uma planta de crescimento lento e, portanto, não requer níveis elevados de nutrientes em sua água. Fora isso, é uma das principais plantas para aquário que não precisam de uso de CO2.
2. Anubias
A segunda planta nesta lista é o gênero Anubias. Essas lindas plantinhas nativas da África Central e Ocidental são encontradas em rios e córregos. Elas foram nomeadas em homenagem ao deus egípcio Anúbis, que é o deus da vida após a morte, já que elas são encontradas em locais bem escuros.
Isso significa que as Anubias não requerem níveis elevados de iluminação e nem de muitos cuidados, mas devem ser ancoradas em decorações assim como a Samambaia de Java.
Lembre-se que há diferentes espécies de Anubias disponíveis, desde espécies com folhas pequenas até aquelas com folhas grandes e vistosas. A escolha vai depender do tipo e tamanho do aquário que você possui em casa.
3. Vallisneria
A Vallisneria não é tão fácil de cuidar quanto as Samambaias e Anubias, mas com os cuidados certos, essa plantinha incrível se propagará rapidamente.
Embora ela não precise de CO2, ainda assim se beneficia com ele. Se mais tarde você começar a se interessar pelo uso desse tipo de sistema, pode dar uma linda nesse artigo aqui.
Essa espécie de planta é perfeita para compor a região do fundo do aquário. Ela se propaga por brotos que se movem ao longo do cascalho e vão criando plantas filhas que surgem a cada 2 – 3 centímetros de distância.
Veja também:
4. Musgo de Java
O Musgo de Java é perfeito para todos os níveis de aquaristas. Não importa quanta experiência você tenha, sempre há espaço para adicionar essa plantinha no seu aquário.
Existem diferentes tipos de musgos disponíveis no hobby de aquarismo, mas o Musgo de Java é o mais famoso deles. A espécie pode tolerar temperaturas que variam entre 10 e 30°C, além de crescer bem em ambientes com pouca iluminação.
No geral, o Musgo de Java é uma das principais plantas para aquário que não precisam de CO2.
5. Cryptocoryne wendtii
A Cryptocoryne wendtii é mais uma plantinha bastante popular no hobby de aquarismo, pois não requer muita manutenção e iluminação forte.
A única coisa que você deve saber com antecedência sobre a Cryptocorine é que ela é bastante sensível às mudanças nos parâmetros de água. Isso significa que não consegue lidar com mudanças, então quando há alterações bruscas no meio em que vive suas folhas começam a cair.
Caso você veja suas cryptocorines derretendo, é bem provável que tenham sido cultivadas fora da água. Uma vez que elas estejam no aquário, precisarão de um tempo para se adaptarem e, por isso, irão descartar suas folhas velhas para dar lugar a outras adequadas à vida aquática.
6. Amazonense
A Amazonense é uma outra linda planta que pode servir como planta de fundo para o seu aquário. Essa espécie costuma ficar bastante alta, podendo atingir até 30 centímetros de altura. Dessa forma, o aquarista pode optar por usá-las para cobrir entradas de filtros, termostatos e outros equipamentos que queira esconder.
No entanto, ao contrário de algumas outras plantas dessa lista, a Amazonense requer bastante luz. Isso significa que ela pode não ser a escolha ideal caso seu aquário não possua uma luminária potente.
Ao plantar a Amazonense, certifique-se de não enterrar a coroa (onde as folhas começam). A coroa precisa ficar acima da superfície do solo.
7. Elódea
A Elódea é uma planta incrível que eu recomendo para todo mundo que está iniciando no hobby de aquarismo. A espécie é fácil de cultivar pois não precisa de CO2 e se propaga com bastante facilidade.
Além disso, uma outra característica interessante dela é que você pode deixá-la flutuando na água que mesmo assim ela irá prosperar.
8. Bucefalandra
A Bucefalandra não é uma planta nova no mundo do aquarismo, mas ainda assim é difícil encontrá-la disponível à venda.
A espécie cresce de forma bastante lenta e possui os mesmo requisitos de cuidados das Anubias. Isso quer dizer que ela não requer iluminação elevada e nem uso de fertilizantes para se desenvolver.
A Bucefalandra é mais uma das incríveis plantas para aquário que não precisam de CO2. Embora você tenha que ter um pouco de paciência com elas!
Veja também:
9. Sagitária subulata “Pusilla”
A Sagitária subulata “pusilla” é uma linda planta que pode atingir até 10 centímetros de altura. A espécie pode ser plantada na frente do aquário para formar um lindo carpete.
Para obter melhores resultados na criação dessa planta, eu recomendo que você utilize um bom substrato fértil. No entanto, ela se desenvolve bem em substratos comuns e com iluminação moderada.
Por mais que a Sagitária “pusilla” não precise de CO2 para prosperar, ainda assim seu uso pode incentivar e melhorar seu crescimento dentro do aquário.
10. Rabo de Raposa
Se você está em busca de uma planta resistente e que pode tolerar uma ampla gama de condições de água, a Rabo de Raposa é a escolha certa!
Essa incrível planta pode suportar diferentes tipos de ambientes, inclusive aqueles em que não há nenhum tipo de injeção de CO2.
Eu pessoalmente adoro a Rabo de Raposa. Se você segurá-la com a mão, vai perceber que ela possui folhas incrivelmente resistentes e pontudas.
11. Hygrophyla Polysperma
A Hygrophyla Polysperma é uma das minhas plantas de aquário preferidas. A espécie se adapta muito bem em diferentes tipos de ambientes, além de não ser nada exigente em relação aos seus parâmetros.
Já tive experiências com algumas mudas que se tornaram uma linda floresta dentro do aquário. O aquarista só deve tomar um pouco de cuidado com o seu rápido crescimento, pois ela lança novos caules em todas as direções e em todos os lugares e, por conta disso, não é considerada uma planta de caule ordenada.
Dependendo dos níveis de cuidado, você pode formar uma floresta com a H. Polysperma em pouquíssimo tempo em seu aquário!
12. Hygrophila Difformis
A Hygrophila Difformis é mais uma das plantas para aquário que não precisam de CO2. Se estiver em um ambiente adequado, crescerá bastante. No entanto, ela precisa de fertilização líquida para prosperar.
No Aquapaisagismo, muitos aquaristas utilizam a espécie para criar os famosos “corredores” de plantas.
Veja também:
13. Ludwigia Repens
A Ludwigia Repens é uma planta de caule bastante popular no mundo do aquarismo. Ela adquiri uma linda coloração avermelhada caso haja Ferro suficiente na água. Em outras condições, ela manterá sua cor esverdeada característica.
Essa espécie de planta possui uma velocidade de crescimento razoável e gosta de iluminação moderada. Luzes muito brilhantes podem fazer com que ela cresce mais de lado, ao invés de subir até a superfície.
14. Hidrocotile
A Hidrocotile é uma excelente planta para se ter no aquário. O que é bom nela é que ela não para de crescer quando atinge a superfície da água. Isso quer dizer que ela irá ultrapassar os limites do seu aquário e mesmo assim continuar crescendo.
Por mais que ela não exija uso de CO2, eu recomendo que você utilize um bom fertilizante líquido, substrato fértil e luz artificial de qualidade.
15. Alface d´água
Uma planta de superfície muito interessante que você pode ter no seu aquário é a Alface d’água.
Ela pode não viver muito bem em ambientes pequenos, mas, isso é compreensível, pois a alface d’água saudável pode crescer até o tamanho de uma mão adulta. Portanto, qualquer ambiente muito apertado não teria espaço suficiente para comportá-la.
De qualquer forma, seus peixes vão adorar ter algumas plantas flutuantes em seu aquário, pois elas fornecem abrigo e uma sensação de segurança.
Conclusão
Há muitas possibilidades quando se trata de plantas para aquário que não precisam de sistema de injeção de CO2. As opções são muitas e você pode deixar sua imaginação fluir!
Eu recomendo apenas que você faça pesquisas sobre as necessidades de cada uma das plantas que optar em cultivar. Por mais que todas as plantas da lista sejam fáceis de cuidar, ainda assim possuem necessidades específicas que devem ser prontamente atendidas.