O que será que os caramujos de aquário comem? Nesse artigo, confira quais as preferências alimentares dessas incríveis criaturas!
Os caramujos de aquário são criaturas que você vai ter que lidar em algum momento, pode ter certeza disso!
Às vezes, você pode até mesmo ir em uma loja de aquarismo e adquirir alguns espécimes para criar em seu aquário, como as famosas Ampulárias e o Red Ramshorn. No entanto, em muitos casos eles podem pegar carona em plantas vivas, decorações de outros aquários e até mesmo em peixes.
Mas, caso você esteja com alguns desses carinhas por aí, pode estar se perguntando: o que os caramujos de aquário comem?
Hoje, vou falar um pouco sobre os principais tipos de alimentos que os caramujos gostam de mastigar. Alguns podem surpreendê-lo!
Veja também:
O que os caramujos de aquário comem?
1. Algas
A grande maioria das espécies de caramujos de aquário gostam de mastigar algas enquanto se arrastam pelos vidros e decorações. No entanto, eles também tendem a deixar algas resistentes para trás, como a famosa Alga Peteca. Mesmo assim, eles darão cabo de acabar com as algas filamentosas e quaisquer outros tipos mais macios que estiverem em seu aquário.
2. Ração de peixe não consumida
Uma coisa bem legal de manter caramujos em seu aquário é que eles são ótimos em se alimentar das rações dos peixes que caem no fundo. Muitos peixes são verdadeiros sujões, e podem deixar com que muita ração se acumule nessa região.
O problema é que deixar restos de ração no fundo do aquário também é algo muito ruim. A ração apodrecerá, aumentando os níveis de amônia e estimulará o crescimento de algas indesejadas.
Os caramujos possuem um olfato excelente e vão encontrar até o último pedaço de ração e devorá-lo.
Eu ainda assim recomendo que você faça tudo o que puder para evitar que não fique ração no fundo sobrando, mas com alguns caramujos, um pedacinho de ração que afundou não causará grandes estragos.
Dica: Se você está preocupado com a alimentação dos seus caramujos, adicione um pequeno pedaço de uma ração de fundo uma vez por semana. Os caramujos adoram esses alimentos!
Veja também:
3. Matéria vegetal em decomposição
À medida que as plantas crescem, suas folhas mais antigas começam a se decompor e se desprender de seus caules. Os caramujos adoram esse tipo de matéria vegetal em decomposição, porque ela é macia e fácil para eles rasparem com a boca.
Portanto, é realmente útil ter alguns caramujos se alimentando desse material em decomposição no seu aquário, já que é menos bagunça para você limpar!
4. Plantas de aquário
Fique sabendo que a maioria dos caramujos não consomem plantas saudáveis e em crescimento, mas algumas espécies sim!
Caramujos-Maçã e outras espécies grandes são conhecidas por dizimar aquários plantados. Então, se você notar que suas plantas estão surradas e você possui caramujos crescendo rapidamente, é bem provável que tenha sido eles os culpados!
Caramujos não se alimentam de resíduos (cocô) dos peixes
É um grande equívoco achar que os caramujos se alimentam de cocô dos peixes. Esses incríveis seres possuem um excelente olfato! Faça um teste, coloque alguma coisa bem saborosa na água, em poucos minutos, todos eles estarão se dirigindo até lá para comer.
Mas, cocô de peixe não é nada saboroso. Os caramujos sentem a mesma coisa que nós: acham que é nojento e preferem evitá-lo.
Caso queira se aprofundar mais sobre esse assunto, criei um artigo específico sobre o tema, basta clicar aqui!
Veja também:
Conclusão
Os caramujos de aquário comem uma grande variedade de coisas. Eles preferem pratos vegetarianos, como algas e matéria vegetal em decomposição, mas também se alimentam de peixes mortos, restos de rações e etc.
Esses incríveis animais ajudam a manter o aquário livre de restos de ração e folhas mortas, mas não consomem cocô e não substituem as trocas parciais de água.
Então, certifique-se sempre de realizar manutenções regulares. O balde é seu amigo para a vida!