Nesse artigo, listaremos algumas lindas espécies de plantas e suas características para você colocar em um aquário de água fria.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Algumas espécies de peixes adoram viver em ambientes com águas frias, como kinguios e carpas. As plantas, de um modo geral, preferem temperaturas amenas, mas há algumas espécies que adoram viver em ambientes com águas congelantes.
Nesse artigo, listaremos algumas lindas espécies de plantas para você colocar em um aquário de água fria. Aproveite!
Ah, antes que você comece a se aventurar nas características de cada uma dessas espécies, é importante frisar que muitas delas precisam de fertilizantes líquidos para se manterem saudáveis.
Então, listarei alguns dos melhores do mercado para você adquirir agora mesmo. Basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Fertilizante MacroPlus NPK Mbreda | Fertilizante à base de macronutrientes NPK para aquários plantados. Fornece quantidade ideal de macros: Nitrogênio, Fósforo, Potássio e micronutrientes para as plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante MicroNutri Mbreda | Contém os micros nutrientes, Magnésio, Manganês, Cobre, Enxofre, Molibdênio, Boro, Zinco e Ferro em partes proporcionais para as plantas de aquários. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon | |
Fertilizante Ferro Mbreda | O Ferro é um ativador enzimático, importante na síntese da clorofila e dos citocrômos, assim como também a fotossíntese e fixação do nitrogênio das plantas. Embalagem: 120ml |
Comprar na Amazon |
7 espécies de plantas para colocar em um aquário de água fria
1. Musgo de Java
Nome Científico: Taxiphyllum barbieri
Origem: Sudeste da Ásia
Intensidade de luz: baixa
Nutrição: baixa
Nível de cuidado: fácil
O Musgo de java é bastante popular no aquarismo. Esse tipo de planta possui crescimento lento, no entanto, prospera em quase todos os tipos de ambientes. Além disso, eles não requerem substratos férteis, uma vez que podem ficar ancorados em decorações do aquário, assim como também de fertilizantes líquidos e CO2.
Essa é uma das espécies de plantas mais indicadas para aquários de água fria, pois irão crescer em quaisquer condições, contanto que o aquário tenha um pouco de iluminação.
Por fim, o musgo de java é perfeito para a criação de alevinos, pois eles podem ter uma sobrevida se escondendo entre suas folhas finas.
Veja também:
2. Elodea
Nome Científico: Egeria densa
Origem: América do Sul
Intensidade de luz: média / forte
Nutrição: não
Nível de cuidado: fácil
A Elodea é uma outra linda planta que pode ser cultivada em aquários de água fria. Elas crescem bastante rápido e podem se encaixar em qualquer tipo de ambiente.
No entanto, a Elodea possui raízes finas e às vezes pode ser difícil mantê-la em cascalhos. Por isso, elas se dão bem melhor em substratos de areia ou até mesmo soltas, já que prosperam da mesma forma.
Para se ter uma ideia, mesmo que essa planta fique flutuando na superfície, contanto que o aquário tenha uma iluminação adequada, irá crescer vigorosa. De fato, o único problema nesse caso é que ela pode acabar sombreando as outras plantas que ficam no fundo do aquário.
3. Marimo Moss Ball
Nome Científico: Aegagropila linnaei
Origem: Japão e norte da Europa
Intensidade de luz: baixa
Nutrição: não
Nível de cuidado: moderado
Já vou te avisando que não é muito fácil encontrar essas lindas bolinhas de algas aqui no Brasil, já que na maioria das vezes, as pessoas acabam importando essas “plantas” de outros países através da internet.
Na natureza, a Marimo Moss Ball se forma no fundo de lagos de água bem fria e pobre em nutrientes. Por isso, elas não requerem muito para prosperarem, uma vez que o excesso de nutrientes também pode causar desbotamentos e até mesmo a morte da planta.
Contudo, caso você possua um aquário sem substrato, a marimo moss ball é uma excelente escolha para criar um ambiente natural e bonito para seus peixes.
Veja também:
4. Aponogeton Madagascariensis
Nome Científico: Aponogeton Madagascariensis
Origem: Madagascar
Intensidade de luz: média / forte
Nutrição: sim
Nível de cuidado: moderado / difícil
Existem algumas espécies de plantas que são perfeitas para aquário de água fria, mas a Aponogeton Madagascariensis é a mais recomendada. Por exemplo, ao contrário de muitas plantas do gênero Aponogeton, essa linda espécie é uma verdadeira planta de água fria, preferindo temperaturas que ficam na faixa de 18° – 23°C.
Na verdade, elas possuem uma fase de descanso no verão; quando a temperatura da água fica um pouco mais quente. Então, elas deixam suas folhas caírem e “hibernam” até que as temperaturas baixem novamente. No entanto, esta fase de descanso no verão é a principal razão pela qual tantos aquaristas possuem dificuldade em mantê-las em seus aquários.
Mas, de um modo geral, se você mantiver essa planta em um ambiente sempre com águas frias, não terá problemas em seu crescimento.
5. Samambaia de Java
Nome Científico: Microsorum pteropus
Origem: Indonésia
Intensidade de luz: baixa
Nutrição: não
Nível de cuidado: fácil
A Samambaia de Java é uma planta incrível para se criar em um aquário, pois elas são muito fáceis de cultivar! Assim como o Musgo de Java, essa planta prospera em praticamente todas as condições possíveis, desde iluminação fraca à alta, com ou sem nutrientes, e principalmente, em ambientes de água fria.
Lembre-se de que, embora seja um tipo de planta de crescimento lento, ainda assim irá crescer mais rápida se houver injeção de CO2, fertilizantes e uma iluminação adequada.
Mas caso você esteja procurando apenas por um pouco de verde para dar mais vida ao seu aquário, a Samambaia de Java será a escolha perfeita!
Veja também:
6. Rabo de Raposa
Nome Científico: Ceratophyllum demersum
Origem: América do Norte
Intensidade de luz: média
Nutrição: moderada
Nível de cuidado: fácil
A Rabo de Raposa é também uma planta bastante fácil de cultivar, mas requer uma iluminação média e um pouco de fertilização para que possa crescer vigorosa.
Na natureza, ela é encontrada em lagoas ricas em nutrientes e pode alcançar grandes alturas, passando dos 3 metros, para se ter uma ideia. Assim que atingem a superfície, começam a se espalhar, absorvendo toda a luz possível. Como resultado, isso acaba causando problemas tanto na natureza quanto para um aquário doméstico. Por isso, você deve sempre cortá-la para manter um tamanho adequado, já que crescem bem rápido.
7. Ludwigia Repens
Nome Científico: Ludwigia Repens
Origem: América do Norte
Intensidade de luz: média
Nutrição: moderada
Nível de cuidado: fácil
A Ludwigia Repens é uma planta encontrada nas águas tropicais da América do Norte, sendo bastante popular em aquários de água fria. A princípio, por ser uma planta de crescimento rápido, essa espécie deve ser usada para compor a região do meio ou fundo do aquário.
Como a maioria das plantas de caule, elas preferem luz moderada para que possam se desenvolver. Além disso, um bom substrato fértil, junto de injeção de CO2 e fertilizantes líquidos dará a essa planta sua cor avermelhada característica. Contudo, em aquários que possuem iluminação baixa, elas costumam ficar com cores esverdeadas.
Então, o que você achou dessas espécies de plantas para colocar em um aquário de água fria? Conte aqui nos comentários!