Confira 7 lindas plantas para você colocar em aquários com guppy. Veja quais são as características e necessidades de cada uma delas.
O Guppy é um peixinho realmente incrível. Eu crio esses animais em aquários densamente plantados há muito tempo. Mas quais são as melhores plantas para você colocar em um aquário com Guppy?
O que torna uma planta de aquário boa para guppies?
Embora seja possível criar guppies em um aquário que não contenha plantas vivas, o ideal é que estejam com elas, pois esses peixes amam esse tipo de ambiente. Além de fornecerem cobertura para filhotes e para peixes que querem descansar, ainda assim, possuem muitos outros benefícios. As plantas vivas são conhecidas por limparem a água consumindo nitratos, bem como equilibrar os parâmetros da água.
Para reproduzir guppies, por exemplo, é importante adicionar muitas plantas ao aquário. Se você fornecer muitos esconderijos, eles viverão felizes, e os adultos não tentarão comer os filhotes o tempo todo, já que os alevinos estarão protegidos em meio a vegetação.
Veja também:
Na experiência que eu possuo com guppies, eles costumam nadar próximos da superfície da água. É por isso que acho importante adicionar muitas plantas altas, bem como plantas flutuantes. Desta forma, há muita proteção e os peixes irão se sentir mais seguros para circular livremente pelo aquário. Quando uma fêmea dá à luz, os filhotes ficam no fundo do aquário, se escondendo em meio as plantas, até que possam crescer e nadar um pouco mais rápido para fugir dos pais, ou seja, as plantas possuem um papel muito importante para a sobrevivência dos alevinos.
Quais plantas eu posso colocar em aquários com Guppy?
1. Marimo Moss Ball
Você não é muito bom em manter plantas vivas em seu aquário? Mas quer dar um toque natural nele e não sabe por onde começar? Então, conheça a Marimo Moss Ball. Essa bolinha aveludada de cor verde não é um musgo nem mesmo uma planta, mas uma espécie de alga verde conhecida como Aegagropila linnaei, que chega nesse formato único ao cair no fundo de lagos de água doce.
Quando você comprá-la, lave-a com a água do aquário, depois só jogue lá dentro e deixe! Elas podem flutuar no início, mas devem afundar quando ficarem encharcadas. Esse tipo de alga aprecia ambientes com pouca luz, portanto, mantenha longe da luz solar direta.
Veja também:
A maioria dos artigos recomenda o cultivo de marimo moss ball em temperaturas mais frias por causa de seu habitat nativo, mas muitos tiveram sucesso em mantê-las em aquários com temperaturas por volta de 27°C.
Se você comprar a Marimo Moss Ball, elas servirão como refúgio para os alevinos de guppies, mas a sua principal função nesta lista é limpar a água do aquário. O único requisito de cuidado que elas possuem é virá-las de vez em quando, para que todos as algas na bola recebam uma quantidade considerável de luz.
2. Guppy Grass (Najas guadalupensis)
Não há uma lista de plantas que não sejam adequadas para guppies sem a Najas guadalupensis. Esta linda planta merece seu nome pois oferece muita proteção para os filhotes devido às suas folhas bastante densas. Os filhotes podem nadar livremente enquanto os pais evitam passar por entre suas folhas.
A planta pode ser enraizada no substrato, ou apenas deixada flutuando ao redor do aquário. Será necessário o uso de algum fertilizante líquido para que possam prosperar, já que são plantas de crescimento rápido. Elas não necessitam de uso de CO2, mas requerem uma iluminação moderada.
Se você estiver procurando uma planta para criar e reproduzir guppies, essa será a espécie perfeita!
3. Elodea (Egeria densa)
A Elodea é uma planta maravilhosa! Elas são originárias da Argentina, Brasil e Uruguai e são muito comuns, pois consomem nitratos e fosfatos no aquário de uma maneira bastante eficiente. Elas crescem muito rápido nas condições certas e deixarão a água do seu aquário perfeita para os guppies crescerem.
Veja também:
Além disso, essa planta também pode ficar flutuando no aquário, mas eu recomendaria pegar uma pequena moita delas e plantar no substrato. Desta forma, a Elodea será capaz de crescer bem alto e fornecer cobertura para os guppies.
Elas não necessitam de muitos cuidados, mas requerem uma iluminação moderada para que possam prosperar.
4. Alface d’água (Pistia stratiotes)
Lembra que no começo do artigo eu recomendei que você adicionasse algum tipo de planta flutuante no aquário? Então, muitas pessoas recomendam colocar a famosa lentilha d’água, mas eu definitivamente não recomendaria. A lentilha d’água tende a se apoderar rapidamente do aquário e é difícil removê-la devido ao tamanho de suas pequenas folhas.
Ao invés disso, eu recomendaria adicionar a famosa Alface d’água, que possui folhas grandes e raízes longas. As raízes usadas para absorver os nutrientes da água fornecem uma ótima cobertura para qualquer guppy que esteja nadando perto da superfície da água.
Certifique-se apenas de manter a água do aquário repleta de nutrientes, além de uma iluminação moderada para que possam prosperar.
5. Samambaia de Java (Microsorum pteropus)
A Samambaia de Java é uma das plantas mais populares do aquarismo. Elas são ideais para iniciantes e costumam tomar conta do aquário, além de ficarem exuberantes.
Para cultivá-las, é importante que você não enterre suas raízes, pois é um erro bastante comum cometido por aquaristas iniciantes. Ao invés disso, prenda a planta em um pedaço de rocha, tronco ou até mesmo enfeites.
Veja também:
Como suas raízes ficam suspensas, adicionar fertilizantes líquidos pode ser bastante útil, pois as Samambaias de Java absorvem seus nutrientes através da coluna d’água. No entanto, essas plantas possuem crescimento relativamente lento, e não precisam de iluminação forte.
6. Bacopa monnieri
A Bacopa monnieri é uma das mais lindas plantas para colocar em aquários com guppy. Elas possuem caules bastante resistentes e crescem com folhas bem pequenas. Coloque um grupo delas em um canto do aquário, e você terá uma cobertura exuberante para todos os guppies.
Embora ela pareça apetitosa para os peixes, fique ciente de que os guppies não comem as plantas vivas. Mesmo que mordiscassem as plantas, todas elas são capazes de resistir a qualquer dano que a minúscula boca dos guppies possa causar.
Veja também:
A bacopa é uma planta excelente, capaz de atingir a superfície da água rapidamente com iluminação moderada e muitos nutrientes. Uma grande característica dessa planta é que ela pode continuar crescendo fora do aquário, ou seja, deixará seu aquário ainda mais bonito.
7. Musgo de Java (Taxiphyllum Barbieri)
O Musgo de Java é fantástico! Ele será perfeito se você está tentando reproduzir guppies, pois podem fornecer muitos esconderijos para os filhotes. O musgo é bastante versátil e cresce sob iluminação fraca ou moderada. Além disso, você pode ter uma bola gigante de musgo flutuando no aquário, mas eu recomendaria pegar um pouco de linha de pesca e prendê-lo à um tronco.
Eu considero o musgo de java indispensável quando você está criando guppies, especialmente em aquários pequenos. Nesse tipo de ambiente, é um pouco difícil dos filhotes sobreviverem, mas com o musgo, eles terão grandes chances de se desenvolverem.
Veja também:
Essa planta é extremamente versátil, e pode ser mantida tanto por iniciantes quanto por aquaristas experientes. Experimente adicionar um pouco de musgo de java em um tronco e veja ele crescer. Se mantidos em boas condições, irão crescer muito rápido, portanto, você terá que apará-los com frequência.
O que você achou dessa lista de plantas para colocar em aquários com guppy? Recomendaria alguma outra espécie? Conte aqui nos comentários!
1 comentário
boa noite adriano!
qual é os parametros ideais para manter o musgo de java?
obrigado pela atençao…
marco aqua