Nesse artigo, iremos trazer 10 lindos peixes compatíveis com o Ramirezi. Confira as características e necessidades de cada um deles.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi) é uma das espécies de água doce mais subestimadas que você pode encontrar. Eles são lindos, pacíficos e compatíveis com inúmeros outros peixes.
A lista de peixes compatíveis com o Ramirezi é bastante longa graças a sua natureza pacífica. Portanto, ele vai se dar bem com praticamente qualquer peixe que você colocar no aquário.
No entanto, a regra geral quando se trata de companheiros de aquário é o tamanho e temperamento dos peixes. O Ramirezi costuma se dar bem com outros peixes pequenos e que não sejam agressivos ou agitados.
Abaixo, listaremos algumas espécies fáceis de criar e que são perfeitamente compatíveis com o Ramirezi. Aproveite!
10 lindos peixes compatíveis com o Ramirezi
1. Colisa Mel
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 7 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
A Colisa Mel é um peixe bastante tímido e pacífico, podendo conviver tranquilamente com o Ramirezi. A espécie adora viver em grupos, por isso, você deve tentar manter no mínimo 4 peixes dentro do aquário. Embora não costumem nadar todas juntas, a interação com co-específicos ajuda a desenvolver um comportamento mais natural.
Além disso, a Colisa Mel não é exigente em relação à alimentação e, por conta disso, irá aceitar a maioria das rações disponíveis para peixes e também alimentos vivos. Contudo, mantenha uma dieta equilibrada para manter esses peixes saudáveis e com cores vibrantes.
2. Paulistinha
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 6,8 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
O Paulistinha é um dos peixes mais famosos do mundo do aquarismo. Eles são resistentes, possuem cores lindas e são perfeitos para iniciantes.
A espécie costuma nadar por todos os cantos do aquário e, em alguns casos, pode ajudar outros peixes nervosos ou tímidos a saírem de seus esconderijos. Na verdade, o que ocorre aqui é que os peixes verão os paulistinhas nadando e se sentirão mais confortáveis e seguros para nadar junto deles.
O Paulistinha é um peixe bastante pacífico e ideal para compor o aquário do Ramirezi.
Veja também:
3. Coridoras
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 3,8 cm;
- Tamanho do aquário: 90 litros para um grupo de 6 peixes;
As Coridoras, assim como os Paulistinhas, estão na lista dos peixes mais fáceis de criar em aquários. Elas são pacíficas, adoram viver em grupos e nadam sempre na região do fundo.
Na maioria das vezes, elas irão ficar em áreas sombreadas, protegidas sob plantas ou decorações. Entre seus intervalos de descanso, por exemplo, você conseguirá vê-las vasculhando o fundo em busca de comida.
Procure manter um grupo de seis ou mais peixes, pois assim elas se sentem mais confiantes e ativas no aquário.
Veja também:
4. Rasbora Arlequim
- Nível de cuidado: Moderado;
- Tamanho: até 5 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 10 peixes;
O Rasbora Arlequim é um dos inúmeros peixes compatíveis com o Ramirezi. Ele é ideal para conviver em aquários comunitários, mas necessita estar na companhia de outras espécies pequenas e pacíficas.
Os machos costumam exibir suas melhores cores quando estão na companhia de fêmeas. Você consegue presenciar até mesmo algumas perseguições entre eles, mas sem qualquer consequência real.
No geral, o Rasbora Arlequim não é um peixe muito difícil de cuidar, desde que o aquário atenda suas necessidades específicas. Além disso, eles passarão a maior parte do tempo nas regiões do meio e superior do aquário.
5. Rodóstomo
- Nível de cuidado: Moderado;
- Tamanho: até 5 cm;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um grupo de 6 peixes;
O Rodóstomo é um pequeno peixinho de água doce que costuma viver bem em aquários comunitários. A espécie possui uma característica bastante interessante. À noite, por exemplo, o Rodóstomo se camufla entre as decorações e plantas, ficando bem pálidos e passando despercebidos por possíveis predadores.
Além disso, esses peixes não costumam incomodar nenhuma outra espécie, mas podem ficar estressados se forem assediados por peixes maiores e agressivos.
6. Cobrinha Kuhli
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 12 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um único peixe;
A Cobrinha Kuhli é considerada um peixe bastante sociável. Ela possui hábitos noturnos, suporta níveis baixos de oxigênio e, por conta disso, são muito resistentes e ideais para iniciantes.
Elas serão companheiras perfeitas para o Ramirezi, já que são muito pacíficas e nem se darão conta da presença de outros peixes.
A única regra que você precisa seguir para esses peixes é adicionar uma quantidade considerável de esconderijos. Elas adoram ficar escondidas durante o dia.
Veja também:
7. Papilocromis
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 5.6 cm;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um único peixe;
O Papilocromis é conhecido por ser um peixe bastante colorido, pacífico e ideal para iniciantes. Esses animais costumam ser tímidos e não incomodarão nenhum outro peixe do aquário e, por isso, eles fazem parte da nossa lista de peixes compatíveis com o Ramirezi.
Ao contrário de outros ciclídeos, o Papilocromis é um peixe bastante pacífico. Ele é muito resistente e quando está em ambientes bem cuidados, pode viver por até 7 anos.
8. Colisa Lalia
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 9.5 cm;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 2 machos e 2 fêmeas;
Devido ao seu comportamento bastante pacífico, a Colisa Lalia pode conviver com uma variedade enorme de peixes, inclusive com o Ramirezi.
Além disso, a Colisa Lalia gosta de nadar por todos os cantos do aquário, mas prefere as regiões intermediárias e superiores. Fique atento apenas durante a alimentação, pois elas nadam rápido e podem se alimentar na frente dos outros peixes.
9. Rasbora Galaxy
- Nível de cuidado: Fácil;
- Tamanho: até 2.1 cm;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um pequeno grupo de machos e fêmeas;
O Rasbora Galaxy é um peixe resistente e que vai conviver tranquilamente com o Ramirezi. Com cores vibrantes e natureza pacífica, ele vai animar qualquer tipo de ambiente.
Os machos da espécie passam a maior parte do tempo atrás das fêmeas, podendo causar pequenas brigas entre eles. Portanto, procure adicioná-los em grandes grupos para evitar que fiquem assediando uma única fêmea no aquário.
10. Tetra Ouro
- Nível de cuidado: Moderado;
- Tamanho: até 4 cm;
- Tamanho do aquário: 70 litros para um pequeno grupo de 6 peixes;
O Tetra Ouro, assim como os demais dessa lista, é um peixe bastante pacífico e resistente. Infelizmente, não é muito fácil encontrá-los em pet shops, mas serão uma excelente adição ao aquário do Ramirezi.
No geral, a espécie é tímida e pode não exibir suas melhores cores caso esteja em pequenos grupos. Então. se você quiser que eles se sintam mais seguros e com cores vibrantes, adicione no mínimo um cardume com 6 peixes.
Além disso, o Tetra Ouro não é recomendado para aquaristas iniciantes, tendo em vista que são suscetíveis a algumas doenças, especialmente parasitárias.
2 Comentários
Boa tarde eu tenho um aquário de 30 litros com dois peixes de água doce fria mas está com termostato ligado agora eu pergunto posso misturar ramirezi obrigado
Olá Biblino, tudo bem? Peço desculpa pela demora pra responder. Misturar algumas espécies pode dar muito certo como também ser um desastre total. Quais são os peixes que você possui no seu aquário? Além disso, qual é a temperatura da água hoje e o pH dela? Isso vai influenciar e muito na hora de saber se você pode ou não colocar esses peixes por aí!
Fico no aguardo das respostas.
Abraços.