O Papilocromis (Mikrogeophagus altispinosus) é conhecido por ser um peixe muito colorido, pacífico e ideal para iniciantes no aquarismo. Eles são tímidos e não incomodarão nenhum outro peixe do aquário, e por conta disso, são perfeitos para compor aquários comunitários.
Com suas cores marcantes e comportamento divertido, o Papilocromis vai deixar qualquer ambiente aquático lindo. Do amarelo ao vermelho e azul prateado, essa espécie com certeza vai se destacar!
O Papilocromis é um ciclídeo e, ao contrário de seus primos próximos (como o Green Terror) são muito pacíficos. Esses peixes são muito resistentes e com boas condições de água, além de cuidados básicos com o aquário, eles podem viver por até 7 anos.
Ficha Técnica
Nome: Papilocromis, Bolivian Ram
Nome Científico: Mikrogeophagus altispinosus (Haseman, 1911)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Amazonas, drenagem do rio Guaporé no Brasil e Bolívia, assim como também na drenagem do rio Mamoré na Bolívia).
Comprimento: Até 5.6 cm
Expectativa de Vida: Entre 5 e 7 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.5
Dureza da Água: 3° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Alimentar o Papilocromis não é uma tarefa muito difícil, pois eles não comem muito e aceitam todos os tipos de alimentos.
A dieta dessa espécie consiste principalmente de detritos do leito de rios, tais como plantas e sementes. Na natureza, eles tendem a peneirar o substrato em busca de matéria vegetal e pequenos organismos. Além disso, eles também gostam de se alimentar de insetos ou plantas que ficam na superfície.
Você deve manter uma dieta variada e balanceada em seu aquário com uma boa ração em flocos ou pellets e uma mistura de alimentos carnudos vivos ou congelados, por exemplo, artêmias, bloodworms e minhocas picadas.
Como eles gostam de se alimentar no fundo, considere comprar uma ração em pellets ao invés de flocos. Pellets afundam com mais facilidade.
Alimente-os com pequenas porções de comida várias vezes ao dia, geralmente de 2 a 5 pitadas de comida por vez. Uma grande quantidade de comida uma única só vez por dia pode deteriorar a qualidade da água, enquanto pequenas quantidades permitem que você mantenha a água com condições melhores para esses peixes.
Veja também:
Temperamento / Comportamento: O Papilocromis é um peixe perfeito para aquários comunitários, pois são pacíficos e não incomodarão outros peixes.
No geral, eles são tímidos e tendem a não interagir muito com seus companheiros. Além disso, você pode mantê-los em pequenos grupos. Não há certo ou errado aqui, eles se dão bem tanto sozinhos, quanto em pares ou em grupos.
Se quiser criá-los, pegue um grupo de 4 – 8 e deixe-os formar casais. No entanto, certifique-se de que tenha um aquário grande o suficiente para comportá-los.
Compatibilidade: No geral, o Papilocromis pode ser mantido com outros ciclídeos anões e companheiros de aquário pacíficos, por exemplo, guppies, platies, tetra imperador, rodóstomo e coridoras.
Reprodução / Acasalamento: Reproduzir o Papilocromis não é uma tarefa muito difícil, mas se você escolher um casal aleatório em um pet shop, por exemplo, será difícil saber se eles se darão bem juntos. É mais fácil obter um grupo com cerca de 8 – 10 peixes e deixá-los formar casais por conta própria.
Não há a necessidade de separar o casal para a reprodução. No entanto, você terá que garantir que as condições corretas sejam prontamente atendidas em aquários comunitários.
A primeira coisa que eles precisam é de espaço (mais de 180 litros). Além disso, eles também devem ter abrigos, como cavernas, rochas grandes e plantas para colocar os ovos. Considere também que outros peixes podem comer os ovos deles.
Quando eles formam casais, começam a passar um tempo limpando e preparando uma área do aquário antes de desovar. Assim, quando estão prontos, a fêmea tende a nadar sobre o local de desova várias vezes, botando ovos enquanto o macho protege a área.
Veja também:
Então, quando ela termina, é a vez do macho nadar sobre eles e fertilizá-los externamente. Finalmente, os dois começarão a abanar os ovos e cuidar deles.
A eclosão ocorre em 60 horas e, em seguida, os filhotes serão movidos para uma outra área do aquário. Os alevinos estarão nadando livremente por volta de 7 dias. Nesse ponto, o casal irá movê-los para vários locais durante as semanas seguintes.
Lembre-se de que os alevinos são bastante sensíveis aos compostos do nitrato e, portanto, precisam de trocas parciais de água de pelo menos 30% todos os dias.
Alimente os filhotes com náuplios de artêmias, e sobretudo, quando atingirem 2 meses de idade, alimente-os com as mesmas rações dos peixes adultos.
Tamanho do aquário: Você consegue manter um único Papilocromis em um aquário com no mínimo 100 litros. Mas para cada espécime adicional que você for colocar, precisará de mais 40 litros.
O aquário para esses peixes deve ser densamente plantado com muitos espaços abertos na frente para que possam nadar. Além disso, adicione um substrato de areia fina com alguns seixos para simular seu habitat natural. Essa espécie gosta de iluminação baixa e fluxo lento de água.
Lembre-se de fornecer esconderijos, então utilize troncos, raízes e rochas para formá-los dentro do aquário.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377)
2 Comentários
Pingback: Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi) | MyAquarium
Pingback: Confira 10 lindos peixes compatíveis com o Ramirezi - MyAquarium