Aprenda algumas dicas interessantes sobre como cuidar do famoso caranguejo-violinista em seu aquário. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre esses animais.
Existem quase 100 espécies diferentes de caranguejo-violinista, embora nem todas sejam recomendadas como pets. Das espécies que estão normalmente disponíveis para aquários, o Uca minax é uma das mais populares e normalmente se dá bem em aquários de água salobra.
Então, continue lendo esse artigo para aprender algumas dicas interessantes sobre como cuidar do caranguejo-violinista.
O que você precisa saber sobre o caranguejo-violinista?
O caranguejo-violinista é uma espécie bastante pequena, medindo não mais do que 5 centímetros de comprimento. Os machos possuem uma garra grande e uma segunda menor, enquanto as fêmeas têm as duas garras do mesmo tamanho. Esta espécie recebe esse nome por conta da coloração de sua garra, já que costuma ter um tom avermelhado.
Veja também:
Na natureza, o caranguejo-violinista é encontrado ao longo da costa leste da América do Norte, em águas salobras nas áreas costeiras. Esses caranguejos se enterram na areia, cavando até 60 centímetros abaixo da superfície. Embora eles sejam tecnicamente animais marinhos, ainda assim podem sobreviver por curtos períodos em água doce, até três semanas.
Dicas para cuidar do caranguejo-violinista em seu aquário
Se você quer que seus caranguejos cresçam, precisará mantê-los em um ambiente de água salobra com baixa salinidade – nessas condições, eles podem sobreviver por até 3 anos. O nível de salinidade ideal para o habitat desse peixe fica na faixa de 1,005 e 1,015 de gravidade específica, e você pode conseguir isso usando sal marinho de qualidade. Além disso, você também deve se lembrar de que esses animais são semi-terrestres, ou seja, precisam viver em aquaterrários.
Certifique-se de que as áreas de terra em seu aquário seja de areia para que eles possam cavar como fariam na natureza. Você também deve adicionar algumas plantas e outros esconderijos decorativos para essa espécie.
Além de garantir que o aquário tenha áreas de terra e água, você precisará se certificar de que a temperatura esteja correta. O caranguejo-violinista prefere temperaturas que variam entre 23° e 27°C, isso quer dizer que você precisará ter um termostato para garantir que a temperatura fique sempre estável.
Veja também:
De um modo geral, a temperatura não é o mais importante, mas sim a gravidade específica correta. Em relação à montagem e decoração do aquário, crie montanhas de areia que vão de encontro a água – esse tipo de configuração se aproxima mais do seu habitat natural. Além disso, o aquário deve ter uma boa tampa, pois eles podem escapar de forma bastante fácil
Em relação a alimentação, eles irão aceitar pellets de algas, minhocas e camarões liofilizados ou congelados (descongelados), além de outros tipos de rações específicas para a espécie. Alguns caranguejos também comem vegetais cozidos, como ervilhas e abobrinhas, bem como pedaços de peixe cru ou cozidos.
Se você quiser tentar algo um pouco diferente do aquário tradicional, considere montar um específico para o caranguejo-violinista. Eles são muito fáceis de cuidar e divertidos – essa é a combinação perfeita!