O Caranguejo Anão de Patas Azuis (Clibanarius tricolor) é uma excelente espécie de invertebrado para se ter em um aquário marinho. Além de sua aparência extremamente colorida, ele possui poucos requisitos de manutenção e costuma ser bastante fácil de cuidar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Caranguejo Anão de Patas Azuis. Aprenda como alimentá-lo, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Caranguejo Anão de Patas Azuis
Nome: Caranguejo Anão de Patas Azuis, Blue-legged hermit crab, Tricolor Hermit Crab, Blueleg Reef Hermit Crab, Equal Handed Hermit Crab, Blueleg Hermit Crab;
Nome Científico: Clibanarius tricolor (Gibbes, 1850);
Família: Diogenidae;
Origem da Espécie: Oceano Atlântico;
Comprimento: Até 2,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Caranguejo Eremita Anão de Patas Azuis é certamente uma das espécies de caranguejos mais abundantes e difundidas em todo o mar do Caribe e no Atlântico Ocidental.
Estes invertebrados são bastante comuns em águas rasas (com dois metros ou menos). Eles costumam viver em grandes grupos durante as marés baixas na zona entre-marés, onde encontram refúgio em fendas e cavernas sob rochas.
Aparência
Fique sabendo que há mais de 500 espécies conhecidas de Caranguejo Eremita.
O Caranguejo Anão de Patas Azuis é um invertebrado que pode atingir até 2,5 centímetros de comprimento e, como o próprio nome sugere, ele possui patas azuis, com faixas laranja a amarelo de cores impressionantes. Assim como acontece com a maioria das espécies, as patas são quase tudo o que um aquarista consegue ver no aquário.
Estes caranguejos possuem duas garras iguais, ao contrário da maioria das outras espécies de caranguejo eremita. É por isso que às vezes são chamados de “Equal Handed Hermit Crab” (“Caranguejo Eremita de Mãos / Garras Iguais”, em tradução livre). Além disso, eles também possuem antenas laranja brilhantes que os tornam ainda mais chamativos.
Em média, a expectativa de vida do Clibanarius tricolor gira em torno de 2 anos, mas em boas condições pode viver um pouco mais.
Alimentação
Onívoro. O Caranguejo Anão de Patas Azuis é um residente bastante comum em aquários marinhos por conta de sua capacidade de se alimentar de algas. Ele passará a maior parte do tempo procurando alimentos como detritos orgânicos, macroalgas, pedaços macroscópicos de tecidos de animais mortos e vivos.
Em um aquário, este caranguejo geralmente desempenha o papel de membro da equipe de limpeza. Ele comerá restos de comida dos outros peixes, plantas mortas, bem como algas e cianobactérias. Devido ao seu pequeno tamanho, ele será capaz de alcançar algumas áreas que outros limpadores não conseguem alcançar.
Nota: é interessante acrescentar que alguns aquaristas consideram seus caranguejos eremitas como necrófagos e nem se dão ao trabalho de alimentá-los. Eu recomendo que você forneça outras fontes de alimentos incluindo, por exemplo, krill, mysis, rações em pellets ou flocos, bem como alimentos congelados.
Temperamento / Comportamento
O Caranguejo Anão de Patas Azuis é considerado um animal semi-agressivo.
No mundo dos caranguejos eremitas, as conchas são extremamente valiosas e muito importantes. Quando atacam caracóis ou caranguejos, eles se movem por trás e os viram de costas. Em seguida, começam a sacudi-los até que eles não consigam mais segurar suas conchas. Após uma investigação inicial, o invasor se move para sua nova casa.
Estes caranguejos fazem isso de tal maneira que mantém a posse de ambas as conchas mesmo depois de se mudar para a nova. Uma vez que tenha ocupado a concha nova e esteja satisfeito, o vencedor libera a concha antiga, e o perdedor se move para a ela.
Nota: É muito importante manter algumas conchas adicionais no aquário. A questão é que em condições de superlotação, comuns na natureza, o perdedor está sujeito à morte quase certa por ataques de outros caranguejos, peixes e etc. Portanto, um caranguejo nu que não consiga se proteger em uma concha pode ser despedaçado rapidamente.
Compatibilidade
Na maioria dos casos, o Caranguejo Anão de Patas Azuis será bastante seguro para aquários com recifes de corais. No entanto, ainda há relatos de aquaristas que tiveram mais sucesso em manter os corais vivos sem esses caranguejos. Eles dizem que alguns continuaram mordiscando corais SPS. As suas patas afiadas podem danificar corais moles.
Embora tenham uma carapaça dura, eu recomendo que você tome cuidado ao colocar estes caranguejos com peixes ou invertebrados mais agressivos.
Alguns bons companheiros de aquário para o Caranguejo Anão de Patas azuis incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
No geral, o macho do Caranguejo Anão de Patas Azuis é maior do que a fêmea. Além do tamanho, não há outra diferença externa perceptível. A menos que seu caranguejo esteja disposto a sair da concha pra você analisá-lo.
Neste caso, o sexo pode ser determinado com a presença ou ausência de características sexuais externas primárias. A fêmea possui pequenas aberturas genitais chamadas gonóporos. Os gonóporos estão localizados no quinto par de pereópodos nas fêmeas, e na base do terceiro par de pereópodos nos machos.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Caranguejo Anão de Patas Azuis é relativamente difícil em cativeiro. Já tentei reproduzi-lo sem sucesso, e também nunca vi provas de alguém que tenha conseguido. Sabe-se, no entanto, que as larvas desse caranguejo possuem diferentes necessidades de salinidade, tornando-as quase impossíveis de se reproduzir.
Mesmo os biólogos sabem pouco sobre a reprodução entre as espécies de Clibanarius tricolor. Os únicos fatos que sabemos sobre a criação desses caranguejos eremitas é que:
- A fecundidade geralmente aumenta com o tamanho do corpo da fêmea;
- A desova varia entre 200 – 600 embriões de caranguejo;
Configuração do aquário
O aquário para o Caranguejo Anão de Patas Azuis precisa ter no mínimo 30 litros para um grupo de até 3 exemplares.
No geral, estes caranguejos não são criaturas exigentes e podem tolerar a maioria dos tipos de movimento de água, embora prefiram águas mais lentas. Além disso, eles se adaptam a uma temperatura mais alta ou mais baixa daquelas mencionadas como parâmetro na ficha técnica.
Para o substrato, você pode usar areia ou um cascalho bem fino. Lembre-se de que, na natureza, os caranguejos eremitas geralmente preferem viver em substratos arenosos entre-marés. Portanto, a areia é o substrato mais ideal.
Inclua muitas rochas vivas para o Caranguejo Anão de Patas Azuis pastar, formando diversos esconderijos com elas.
Por fim, sobre a iluminação, estes caranguejos não parecem se importar muito com a intensidade da luz. Então, adquira uma luminária com base nas necessidades dos corais, peixes ou demais invertebrados que habitam o seu aquário.
Referências Bibliográficas
Hazlett, Brian A. (1966-01-01). “Social behavior of the Paguridae and Diogenidae of Curaçao”. Studies on the Fauna of Curaçao and other Caribbean Islands. 23 (1): 1–143. 0166-5189;
Small-scale spatial variation in population- and individual-level reproductive parameters of the blue-legged hermit crab Clibanarius tricolor. Article in PeerJ5 (e3004). February 2017. DOI: 7717/peerj.3004;
Shell acquisition by hermit crabs: which tactic is more efficient? Elena Tricarico. Francesca Gherardi. Behav Ecol Sociobiol (2006) 60: 492–500 DOI 10.1007/s00265-006-0191-3;