O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas (Clibanarius digueti) é um invertebrado bastante interessante para se ter em um aquário marinho. Ele é considerado um dos menos agressivos do gênero, e passa boa parte do tempo se alimentando de algas vermelhas e filamentosas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Caranguejo Anão de Patas Vermelhas. Aprenda como alimentá-lo, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Caranguejo Anão de Patas Vermelhas
Nome: Caranguejo Anão de Patas Vermelhas, Mexican Red-legged Hermit, Bluespotted Hermit, Red Tip Hermit Crab;
Nome Científico: Clibanarius digueti (Bouvier, 1898);
Família: Diogenidae;
Origem da Espécie: Oceano Atlântico;
Comprimento: Até 2 cm;
Expectativa de Vida: Até 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 20 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas vive na costa oeste do México e é abundante no Golfo da Califórnia, onde se alimenta de algas, detritos, bem como de matéria orgânica em decomposição e exoesqueletos.
Na natureza, estes invertebrados são encontrados em grandes aglomerações de até 700 indivíduos em áreas de maré baixa.
Aparência / Dimorfismo Sexual
O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas é uma espécie de invertebrado bastante pequeno. Ele pode atingir até 2 centímetros de comprimento – tanto o macho quanto a fêmea – e viver por no máximo 2 anos sob bons cuidados.
Além disso, como o próprio nome sugere, a espécie possui as patas com tons avermelhados e diversas pequenas pintas brancas.
Alimentação
Onívoro. O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas se alimenta de detritos, algas verdes, exoesqueletos e matéria orgânica em decomposição.
Em um aquário, estes caranguejos aceitarão qualquer tipo de alimento que o aquarista fornecer. Então, eles comerão alimentos vivos, congelados, além de rações em flocos ou pellets.
Alguns aquaristas relatam que eles também consomem cianobactérias e algas filamentosas.
Temperamento / Comportamento
O Caranguejo Anão de Patas Vermelhas é um animal considerado semi-agressivo. Ele irá atacar caracóis ou outros eremitas para roubar suas conchas. Por isso, é importante sempre deixar uma boa quantidade de conchas vazias de diferentes tamanhos no aquário, para permitir que ele possa migrar e crescer.
Na maioria das vezes, você verá estes caranguejos rastejando entre rochas vivas e corais em busca de algas para se alimentar.
Compatibilidade
Como já mencionei logo acima, o Caranguejo Anão de Patas Vermelhas é um animal semi-agressivo, e irá atacar caracóis ou quaisquer outros caranguejos eremita que estiverem em seu caminho para roubar suas conchas. Portanto, tenha cuidado na hora de misturá-lo com esses animais.
Você pode adicionar uma infinidade de peixes e invertebrados no mesmo aquário do Caranguejo Anão de Patas Vermelhas. Alguns bons companheiros incluem, por exemplo:
Acasalamento / Reprodução
Não há relatos de reprodução do Caranguejo Anão de Patas Vermelhas em cativeiro. Sabe-se, no entanto, que as larvas desse caranguejo possuem diferentes necessidades de salinidade, tornando-as quase impossíveis de se reproduzir em um ambiente controlado.
Configuração do aquário
O aquário para o Caranguejo Anão de Patas Vermelhas precisa ter no mínimo 30 litros para um grupo de 3 exemplares.
Estes caranguejos eremita são fáceis de cuidar. Eles são resistentes e toleram uma ampla gama de parâmetros de água. No entanto, não conseguem lidar bem com o cobre. Assim como acontece com a maioria dos invertebrados, mesmo níveis baixos deste metal são suficientes para causar sua morte.
Procure criar fendas e cavernas com rochas vivas para imitar o habitat natural destes animais. Além disso, não se esqueça de colocar muitas conchas vazias de diferentes tamanhos dentro do aquário, pois assim eles podem migrar para espaços onde não há outros caranguejos ou caracóis, evitando a predação.
Por fim, sobre a iluminação, estes caranguejos não parecem se importar muito com a intensidade da luz. Então, adquira uma luminária com base nas necessidades dos corais, peixes ou demais invertebrados que habitam o seu aquário.
Referências Bibliográficas
“Clibanarius digueti“. Fishprofiles.com;
Bob Fenner. “Hermit crabs, use in the marine aquarium hobby”. Wetwebmedia.com. Retrieved November 1, 2010;