O Caranguejo Eremita Escarlate (Paguristes cadenati) é um excelente comedor de algas para aquário marinho. A espécie, nativa do Golfo do México e do Mar do Caribe, é fácil de cuidar e muito resistente, ideal para aquaristas iniciantes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Caranguejo Eremita Escarlate. Aprenda como alimentá-lo, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica
Nome: Caranguejo Eremita Escarlate, Red Legged Hermit Crab, Scarlet Reef Hermit Crab, Rock Red Leg Hermit Crab;
Nome Científico: Paguristes cadenati (Forest, 1954);
Família: Diogenidae;
Origem da Espécie: Golfo do México e Mar do Caribe;
Comprimento: Até 3,8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 3 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Caranguejo Eremita Escarlate é nativo do Golfo do México e do Mar do Caribe, mas também é encontrado no sul da Flórida e nas Índias Ocidentais. Ele habita áreas de recifes de coral com profundidades que podem chegar até 80 metros.
Na natureza, estes caranguejos passam a maior parte do tempo se alimentando de restos de animais e matéria vegetal.
Aparência
O Caranguejo Eremita Escarlate foi descrito pela primeira vez por Forest em 1954.
A espécie pode atingir até 3,8 centímetros de comprimento, e possui pinças lisas e sem pelos, sendo a pinça esquerda ligeiramente maior do que a direita. Além disso, o abdômen não possui uma armadura protetora e fica escondido nas reentrâncias das conchas.
A coloração geral deste caranguejo eremita é vermelho brilhante, mas suas antenas possuem tons avermelhados mais escuros, enquanto seus pedúnculos oculares alongados são amarelados ou alaranjados. As córneas dos olhos são verde-amareladas.
Alimentação
Onívoro, mas com tendência para carnívoro. O Caranguejo Eremita Escarlate aceita a maioria dos alimentos disponíveis para espécies de aquário incluindo, por exemplo, camarões mysis, mexilhão, algas secas e rações em flocos ou pellets.
A espécie é bastante famosa por se alimentar de algas filamentosas e vermelhas. Portanto, se você está em busca de invertebrados para acabar com as algas do seu aquário, adicione esse carinha!
Temperamento / Comportamento
O Caranguejo Eremita Escarlate é um animal semi-agressivo. Ele passará a maior parte do tempo pastando algas entre rochas vivas e corais.
À medida que vão ganhando tamanho, estes caranguejos precisam migrar para conchas cada vez maiores. Por isso, é muito importante ter um bom número de conchas vazias de tamanhos variados dentro do aquário para permitir que eles possam realizar essas migrações.
Compatibilidade
O Caranguejo Eremita Escarlate é um dos animais mais seguros para aquário com recifes de coral. Além de ser bastante resistente, ele vive bem em ambientes com outras espécies de peixes e invertebrados, embora possa ser agressivo com alguns deles. Eu recomendo que você evite colocá-lo com o Caranguejo Anão de Patas Azuis, pois eles brigarão até a morte.
Em relação aos demais companheiros de aquário, o Caranguejo Eremita Escarlate não dará tanta atenção. Algumas das principais espécies compatíveis incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
A fêmea do Caranguejo Eremita Escarlate possui duas pequenas aberturas genitais chamadas gonóporos. Estes gonóporos estão situados na parte de trás das patas, perto do abdômen e da articulação do cefalotórax. Os machos, no entanto, não possuem essa característica.
Além disso, os machos não possuem bolsas de ovos e também são um pouco mais peludos do que as fêmeas, embora eles também não tenham muitos pelos espalhados pelo corpo.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Caranguejo Eremita Escarlate ocorre quando a fêmea e o macho saem de suas conchas e suas partes médias se encontram por alguns minutos. Os ovos são carregados pela fêmea até que estejam prontos para serem chocados. Os filhotes costumam nascer quando as luzes estão apagadas. No entanto, a reprodução da espécie é bastante difícil em aquários.
Configuração do aquário
O aquário recomendado para o Caranguejo Eremita Escarlate precisa ter no mínimo 30 litros para um único exemplar.
Eu recomendo que você monte um aquário com muitas rochas vivas formando fendas e cavernas. Além disso, é preciso deixar uma boa quantidade de conchas vazias no aquário para que estes caranguejos possam migrar quando atingirem determinado tamanho.
O Caranguejo Eremita Escarlate não parece se importar muito com a intensidade da luz ou filtragem. Portanto, você pode adicionar qualquer filtro ou luminária, levando em consideração as necessidades das outras espécies, caso esteja em um aquário comunitário.
Referências Bibliográficas
“Red reef hermit (Paguristes cadenati)”. Interactive Guide to Caribbean Diving. Acesso em 02/06/2023;
“Scarlet reef hermit crab”. LiveAquarium. Acesso em 02/06/2023;
Patsy McLaughlin (2009). P. McLaughlin (ed.). “Paguristes cadenati Forest, 1954″. World Paguroidea database. World Register of Marine Species. Acesso em 02/06/2023;