A espécie rara de tubarão, apelidada de “Tubarão de bolso”, foi encontrada recentemente por cientistas norte-americanos.
Cientistas norte-americanos encontraram recentemente uma espécie raríssima de tubarão, tão pequena que ganhou o apelido de “tubarão de bolso”. Até hoje, apenas dois espécimes haviam sido encontrados. O primeiro, há 36 anos perto do Peru, e o mais recente a cerca de 190 quilômetros da costa da Louisiana, nos Estados Unidos.
Embora o pequenino tubarão de bolso, do sexo masculino, tenha encantado a todos com seus 14 centímetros de comprimento, ele ainda possui um par de orifícios em suas nadadeiras, mais um fato bem incomum. Além disso, após uma análise mais aprofundada, os cientistas descobriram que o animal pertencia ao gênero Mollisquama.
Em relação ao corpo, o Tubarão de Bolso possui a cabeça em formato de balão, criada por um grande músculo facial paralelo acima da mandíbula e sob o nariz. Mas, infelizmente a genética e a anatomia não contam toda a história desse pequeno animal. Quão raro ele é? Quais são seus hábitos alimentares? Qual é o seu alcance geográfico? Tudo isso ainda é um grande mistério!
Até sabermos mais sobre esses pequeninos seres, aproveite a ideia de que existem pequenos tubarões do tamanho de um bolso espalhados por aí, e que por incrível que pareça, também parecem brilhar no escuro.
Veja também:
O extermínio dos tubarões
De um modo geral, os tubarões estão entre as espécies mais caçadas em todo o mundo. O consumo na Ásia para se fazer sopas de barbatanas, por exemplo, fez explodir a matança destes predadores pertencentes ao topo da cadeia alimentar.
Em outras palavras, calcula-se que cerca de 100 milhões de tubarões morrem todos os anos. O Brasil é um grande participante deste festival macabro. Dados de 2011 dão conta de que em nosso litoral quase 300 mil tubarões morrem por conta da exportação de barbatanas para a Ásia.
Um estudo conduzido por brasileiros, publicado em novembro de 2016 na revista científica Marine Policy, alerta para os riscos ambientais do consumo inadvertido desse tipo de peixe no Brasil.